Revisão do PDDU: Comitê Executivo avalia pontos da infraestrutura e mobilidade

Obras e Urbanização
07/08/2018 17h28

Em mais uma rodada de debates acerca da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) as análises giraram em torno da convergência entre a modernização da infraestrutura da cidade e ampliação das políticas de mobilidade urbana. Participaram da reunião integrantes do Comitê Executivo, responsável pelo processo de revisão, e demais componentes dos grupos setoriais tema do encontro.

Para o diretor de Urbanismo da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Avilé Dantas, não se pode pensar na revisão do Plano Diretor sem que estas duas áreas possam estar direcionadas entre si com políticas e planejamentos voltas à melhoria das pessoas. "É fundamental que se elaborem políticas públicas de forma conjunta entre o planejamento urbano e o de transportes, a fim de garantir melhores condições em seus deslocamentos, eficiência e segurança por meio de mobilidade e acessibilidade calcadas nos princípios de um desenho urbano universal", pontua Dantas.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, concorda com as diretrizes adotas pelos técnicos responsáveis pela revisão e acrescenta ainda que Aracaju precisa equacionar o estrangulamento existente nos espaços urbanos de Aracaju. "Estudos feitos pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) um dado relevante: ao escolher caminhar pelas vias da cidade, uma pessoa ocupa algo em torno de 0,8m², mas chega a tomar um espaço de 60m² se optar por fazer deslocamento um automóvel particular. Ou seja, isto precisa ser revisto. E não é apenas com leis que mudamos estas coisas mas com políticas e investimentos na melhoria de infraestrutura de ruas, drenagem que capaz de não provocar alagamentos e equipamentos urbanos aptos a promover a possibilidade de uso de vários outros tipos de transporte, motorizados ou não", enfatiza Ferrari.

"Por isto que estamos tendo muito cuidado e nos aprofundando ao máximo neste processo de revisão do Plano de Diretor", completa o secretário. "Queremos entregar ao prefeito Edvaldo Nogueira uma minuta bem alinhada com o Planejamento Estratégico e com a filosofia desta gestão que é tornar nossa capital uma cidade inteligente, humana e criativa", conclui.