Agosto Dourado: Saúde promove seminário sobre importância do aleitamento materno

Saúde
07/08/2018 20h28

Com o objetivo de promover uma grande discussão acerca do estímulo ao aleitamento materno, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nesta terça-feira, 7, o seminário “Amamentação - Alicerce da Vida”.  O evento faz parte das atividades realizadas em prol do Agosto Dourado, mês dedicado a conscientização da importância do leite materno.

O seminário aconteceu no auditório do bloco D, da Universidade Tiradentes, e foi direcionado aos profissionais e estudantes da área da Saúde. O secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, participou do debate e destacou a importância do evento.

“O encontro busca, a partir dos desafios encontrados no dia a dia dos serviços de saúde, encontrar formas de apoiar o aleitamento materno. O seminário faz parte do Agosto Dourado, mês dedicado aos debates relacionados à importância da amamentação, sobretudo nos primeiros momentos da vida, como uma maneira sustentável de alimentação das crianças”, explicou.

Conscientização

 O debate contou também com a participação da técnica do Programa Saúde Materno Infantil Priscila Batista, da doula Cláudia Nunes, da odontóloga Carla Vânia, da nutricionista Sandra Cristina Maia, da enfermeira Silvia Atanásio e da assistente social Alana Góis.

Mas além de reforçar a importância do aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida - recomendado pela Organização Mundial da Saúde -, o seminário também ressaltou a necessidade da continuidade deste processo, em paralelo à introdução alimentar das crianças. Para isso, a técnica do Programa Saúde Materno Infantil, explicou como deve ser feito o processo.

“O indicado é que apenas após esse período, outros tipos de alimentos comecem a ser introduzidos na alimentação da criança. Então, buscamos conscientizar as famílias para que não desmamem os filhos de forma precoce. Além de incentivar aquelas que têm excesso de leite, para que possam doar para as mães que não podem amamentar”, acrescentou Priscila Batista.

Importância

O leite materno oferece diversos benefícios aos bebês, além da alimentação por si só, pois também reforça o sistema de defesa da criança, que ainda está em desenvolvimento. O pediatra e Referência Técnica do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Byron Ramos, que também participou do seminário, destacou outras vantagens do incentivo à amamentação.

“O bebê que mama exclusivamente no peito tem menos chances de desenvolver diarreia, alergia e doenças infecciosas, por exemplo. Os processos de mastigação e fala também são beneficiados com o aleitamento e quando o bebê suga o seio da mãe, ele estimula as estruturas faciais de tal forma que promove o crescimento adequado dos dentes, da mandíbula e da língua. Além disso, a posição da boca no mamilo trabalha os pontos articulatórios necessários para o desenvolvimento dos sons. Também estimula a musculatura orofacial responsável por funções vitais como a respiração, a mastigação e a deglutição, evitando déficit nessas áreas que, posteriormente, podem interferir no desempenho escolar e social das crianças”, disse.

Para contribuir com este processo, a assistente social da SMS, Alana Gois, desenvolve um projeto com um grupo de gestante na UBS Niceu Dantas e detalhou como é feito o trabalho na comunidade atendida pela unidade de saúde.

“Nós ensinamos e trabalhamos com as gestantes, pois o ambiente familiar que dê suporte para a mulher seguir amamentando. Mesmo que enfrente dificuldades comuns nos primeiros dias, é o passo inicial para o sucesso deste momento tão importante no desenvolvimento do bebê. E não só para ele, afinal a amamentação também garante benefícios à saúde das mães”, falou.