Escola recebe plantio de árvores do programa Aracaju Mais Verde

Meio Ambiente
08/08/2018 15h56

Sensibilizar a geração futura para os cuidados com o meio ambiente, promovendo a participação ativa da sociedade no processo de mudança. Esse foi o principal objetivo da ação realizada na manhã desta quarta-feira, 8, pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que atendeu a mais uma solicitação do programa Aracaju Mais Verde - Plante Com a Gente. Desta vez, foi a comunidade escolar do Colégio Estadual Santos Dumont, localizado no bairro Aeroporto, zona Sul da capital, que recebeu o plantio de árvores.   

Cerca de 30 árvores de espécies frutíferas e não frutíferas foram plantadas na instituição de ensino. De acordo a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, as espécies foram escolhidas conforme a situação do ambiente. "As espécies frutíferas, como a pitomba e o jenipapo, foram plantadas dentro do colégio para servir de consumo e devido à impossibilidade de plantar na área externa, por conta do fluxo de carros próximo a escola. Já as espécies não frutíferas, como a tespésia e a craibeira, foram plantadas em frente à escola, para que façam sombra no estacionamento e deixem a fachada mais bonita e florida, sendo que as escolhemos porque no local tem fiação, e essas espécies não crescem muito, evitando problemas futuros", explicou.  

O pedido da participação do colégio no programa Aracaju Mais Verde - Plante Com a Gente partiu da coordenadora da instituição, Elaine Alves, devido à necessidade de ter mais espaços de convivência e áreas verdes para os alunos, assim como ser uma forma de envolver os estudantes nas questões ambientais. "Já faz parte do contexto pedagógico da escola envolver o meio ambiente na educação das crianças. Então, estamos dando uma sequência a uma atividade que já vem sendo realizada, permitindo que o meio ambiente esteja ligado ao crescimento, na vida dessas crianças, para que elas possam valorizar e cuidar do meio em que vivem", afirmou. 

Para a analista ambiental da Sema, Natalie Soares, realizar essa ação no colégio foi importante por envolver também a questão ambiental nas crianças. "Começa com as crianças e com a juventude o futuro da nossa cidade. Se elas se envolverem nessas questões ambientais é muito melhor. A ideia é criar dentro do espaço da escola um lugar mais agradável, onde as pessoas possam ter um contato a mais com os elementos do meio ambiente, no caso a arborização, e os seus benefícios", destacou. 

Educação ambiental

O professor de Educação Física do colégio, José Custódio, destacou que a instituição já promove alguns projetos, elaborados pelos professores, que integram os estudantes, os envolvendo nas questões ambientais. "Um dos nossos objetivos é envolver os alunos nas questões com o meio ambiente, por meio de palestras, e hoje com o plantio. Temos esse olhar para o cuidado, o zelo. Pedimos o plantio para dar outra cara à nossa escola. E iremos ampliar essas ações e cada vez mais envolver os alunos a cuidar do meio ambiente. Já nos planejamos para os alunos regarem as mudas, cuidar delas, até para que eles reconheçam que é de nossa responsabilidade cuidar e zelar do nosso planeta", disse.

A professora do ensino fundamental, Isabel Rocha Souza, acrescentou afirmando que os alunos já começaram a entender o processo de plantio de mudas e os motivos para a respectiva ação. "A gente precisa educar essas gerações para o futuro, se eles não entenderem a importância de uma árvore, a probabilidade de não zelar por ela é maior. Ao verem o plantio dessas espécies, entenderão todo o ciclo de vida da árvore, desde o plantio à produção dos frutos,acompanhando o seu desenvolvimento e respeitando, assim, a natureza", declarou.

Geração participativa

Os alunos do Colégio Estadual Santos Dumont se engajaram no plantio de mudas no local, a exemplo de Luiz Antônio Andrade. "Foi muito legar participar dessa ação, ainda mais por estarmos fazendo um bem para a natureza e para a nossa escola também. Vai deixar o ambiente aqui da quadra mais agradável e fresco", garantiu o estudante.

Para Alissy Victória Sales, participar do plantio foi uma forma de contribuir com a melhoria da escola. "É uma ação muito boa, que além de deixar a escola mais bonita, com mais verde, é uma ação para a gente ter a consciência do cuidado com o meio ambiente. O crescimento saudável dessas árvores depende da nossa responsabilidade. Nós temos uma horta que já cuidamos, então isso pra gente é uma continuidade daquilo que já fazemos. Eu gosto muito de participar de eventos que envolvam a natureza", frisou.  

Guilherme Araújo também aluno da instituição de ensino, já pensa em colher os frutos que as árvores que foram plantadas darão. "Eu gosto de ajudar o planeta, plantar árvores, e vamos ajudar para que elas possam crescer e se reproduzirem e dar frutos. E isso vai trazer benefícios para gente, a nossa escola vai ficar mais bonita, chamativa e linda por causa das árvores", completou.