Sema e Emsurb realizam plantio de árvores na avenida Beira-Mar

Meio Ambiente
09/08/2018 11h51

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem arborizando diversas avenidas da capital sergipana que ainda possuem um déficit arbóreo e que necessitam dessa intervenção. Na manhã desta quinta-feira, 9, equipes dos dois órgãos municipais realizaram o plantio de árvores na avenida Beira-Mar, bairro 13 de Julho.

Cerca de 20 espécies de ipês-roxos foram plantadas nos canteiros da avenida. “Hoje estamos fazendo o plantio de 20 mudas de ipês-roxos, preenchendo os espaços vazios para que possamos deixar o canteiro mais arborizado. A escolha dessa espécie foi pelo fato de ter uma floração muito rica e vistosa, ser nativa e adaptável à arborização de Aracaju. Ela trará um ar mais bonito para a avenida. Sendo bem  tratada,  com a devida adubação e irrigação, por exemplo, elas podem chegar a quase 12 metros”, explica a analista ambiental da Sema, Natalie Soares.

Essa ação de plantio já vem ocorrendo em outras avenidas da capital sergipana, a exemplo da Alexandre Alcino, bairro 17 de Março, e senador Júlio Leite, no bairro Aeroporto. “Estamos enriquecendo os canteiros das avenidas de Aracaju por meio do plantio de árvores. É um compromisso que a gestão municipal vem cumprindo e que faz parte das propostas do Plano Estratégico da Prefeitura, através de um dos programas prioritários para a cidade, o Aracaju Sustentável”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana.    
O secretário também destaca a parceria entre a Sema e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) , que vem contribuindo para a preparação das mudas que estão sendo plantadas em diversos pontos da capital. “A parceria firmada com o SergipeTec para a produção e armazenamento de mudas, que estão sendo utilizadas em pontos da cidade, inclusive em ações de replantio, vem sendo essencial para a realização de um trabalho feito com responsabilidade e dedicação”, conclui.