Guarda Municipal intensifica atuação na região dos mercados centrais

Agência Aracaju de Notícias
10/08/2018 18h33

Reduzir o índice de criminalidade na região dos mercados centrais da capital. Este é o objetivo de uma ação iniciada pela Guarda Municipal de Aracaju, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Por esse motivo, a Ronda dos Mercados (Rondam), que atua no interior dos mercados centrais e nos terminais de integração do Centro e do Mercado, foi ampliada.

De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, a ação foi planejada em uma reunião com a Polícia Militar e a Polícia Civil para alinhar posicionamentos e levar segurança para toda a população aracajuana. “A partir deste momento, foi feito um planejamento técnico, através de dados e informações, e foi feita a distribuição nesse período em que a ação será feita de forma intermitente. A intenção dessa operação é que todos juntos pudéssemos nos unir para reduzir a criminalidade na área dos mercados”, explicou.

Segundo o subinspetor Fernando Mendonça, a Guarda Municipal de Aracaju se soma às polícias para que a ação seja efetivada com a ampliação da Rondam, que passa a contar com cinco viaturas e com 20 guardiões a mais, totalizando cerca de 35 homens diariamente. “Com essa ação a gente fixa a presença das viaturas da Guarda Municipal na região. Através da prevenção, a gente inibe as ações e afasta essas pessoas que estão aqui para cometer qualquer tipo de crime”, pontuou.

Além da ampliação da Rondam, a Guarda Municipal também está com o ônibus de videomonitoramento estacionado na praça de eventos Hilton Lopes diariamente, 24 horas por dia. Com isso, tudo que acontece em todo dos mercados centrais está sendo monitorado pela GMA. “Com o nosso ônibus podemos registrar e observar a rotina, para que a gente possa agir diretamente no problema. Ele tem um papel muito importante nessa ação porque a gente vai poder identificar as pessoas, o que fazem, e até observar a conduta das pessoas nos estacionamentos. A gente tem a visibilidade de um raio de 3km, e com esse posicionamento nós podemos visualizar os dois estacionamentos dos mercados”, informou.

Ainda segundo o diretor geral da GMA, a ação, que envolve também a Polícia Militar e a Polícia Civil, só será finalizada quando os índices de insegurança na área foram minimizados. “A previsão de término é quando nós conseguirmos melhorar a qualidade da segurança das pessoas que transitam aqui. A região dos mercados é um ponto turístico e muitas pessoas diariamente, com um fluxo maior no final de semana. A intenção da Guarda Municipal é trazer essa segurança, essa qualidade, para que as pessoas possam transitar tranquilamente”, garantiu.

Aprovação

Quem passa na área dos mercados ou trabalha na região comemora a intensificação do policiamento no local. Vendedor em um dos estacionamentos há 20 anos, Ernandes Gregória reconhece a importância da presença dos guardiões da GMA. “É muito importante, com certeza. Vinham acontecendo muitos furtos e roubos por aqui. Com a presença deles isso não acontece, inibe. É bom para quem vem comprar e principalmente para a gente que trabalha aqui”, opinou.

Há dois anos vendendo frutas no local considerado o mais crítica da área, Edvaldo dos Santos acredita que a presença massiva da Guarda Municipal vai até melhorar as vendas. “As pessoas se afastam porque estavam ocorrendo muitos roubos e furtos. Agora os clientes estão mais seguro e a gente também. É melhor para todo mundo que vem nos mercados”, destacou.