Equipe do MDS visita projeto Cultivando Cidadania da Assistência Social de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
13/08/2018 22h18

Ver de perto como o ‘Cultivando Cidadania’, promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, está rendendo bons frutos. Esse é o principal objetivo da visita que está sendo feita em Aracaju, por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A vinda à capital sergipana, que terá duração de dois dias, será toda documentada para produção de conteúdo sobre os cinco vencedores do prêmio ‘Progredir’, no qual o projeto da Assistência Social foi contemplado no início deste ano.


Durante toda a segunda-feira, 13, a equipe composta por uma jornalista e uma repórter fotográfica acompanhou os trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop), Casa de Saúde João Cardoso Nascimento Junior (CSU) e na Unidade de Qualificação Profissional Jardim Esperança, que montaram em suas respectivas instalações hortas orgânicas, advindas do projeto.


De acordo com a jornalista, Carolina Graziadei, com o Cultivando Cidadania Aracaju ganhou um belo exemplo de como inserir as pessoas em situação de vulnerabilidade em práticas de inclusão social produtiva. “Aqui temos profissionais de diferentes áreas, mas que se unem para que as coisas realmente aconteçam. Só de ouvir falar no projeto, já ficamos bastante satisfeitas. É ainda melhor quando temos a oportunidade de mostrar o quanto esse é um trabalho articulado e como vem transformando as vidas dessas pessoas assistidas pela Assistência”, observa.


Carolina ressaltou, ainda, que a iniciativa serve como referência para outros projetos que trabalham com a segurança alimentar. “Logo de início, quando começamos a ler sobre a ação, nos despertou uma certa curiosidade por se tratar de uma agricultura urbana, que infelizmente, ainda pouco escutamos no país. Hoje, conhecemos duas realidades diferentes no Cultivando: pessoas em situação de rua e famílias que têm membros com deficiência. Apesar de ser novo, é algo que já está se encaminhando, e em tão pouco  tempo já consegue ter um resultado muito grande, transformador de vidas. Nos fazendo ver que com atitude e com vontade a gente consegue garantir uma vida melhor aos participantes”, pondera a jornalista.


A secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, está conferindo de perto toda a visita. Para ela, essa é uma oportunidade de mostrar o sucesso do projeto que é interligado às políticas da Assistência Social, Segurança Alimentar e Geração de Renda. “Mais uma vez vamos nos tornar pauta no cenário nacional através do MDS. O Cultivando Cidadania a cada dia mostra o quanto a intersetorialidade consolida as nossas políticas públicas. Tudo isso é motivo de muito orgulho para uma equipe compromissada e que se dedica diariamente para fortalecer essa ideia que leva conceitos de práticas saudáveis de produção, consumo e geração de renda através da plantação orgânica. Estamos todos muito felizes com a visita”, destaca.

Beneficiados


A aposentada Maria José Santos de Oliveira é mãe de Diógenes Pereira dos Santos. Ele tem deficiência mental leve. Frequentadores do projeto desde o início da implantação na Unidade de Qualificação Profissional Jardim Esperança, graças a uma parceria entre a Assistência, a Fundação do Trabalho (Fundat) e a Associação Pais Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apabb), avaliam a participação como uma terapia que tem ajudado muito. “Meu filho gosta muito de trabalhar, ele realmente fica encantado com as plantações. Isso tem sido muito bom, tem nos ajudado bastante. Principalmente, no desenvolvimento dele. Aqui aprendemos a colher, plantar, levamos para casa para consumação e em breve poderemos vender os nossos produtos”, disse.


Segundo dia de visita

Nesta terça-feira, 14, será a vez das profissionais conhecerem os trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), que tem uma horta integrada ao Cultivando Cidadania e o Cras Santa Maria. Além dos registros do projeto, a dupla vai aproveitar a ocasião, para conhecer um pouco das atividades realizadas através das unidades da Assistência.