Biblioteca Municipal Clodomir Silva realiza atividades com brinquedos e brincadeiras populares

Cultura
14/08/2018 16h44

Celebrando a diversidade da cultura popular sergipana no mês do folclore, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva deu início à exposição ‘Brinquedos e Brincadeiras’ e ao projeto ‘Hora do Conto’. Nesta terça-feira, 14, a unidade, que é vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil José Garcez Vieira.

Durante o evento, os estudantes foram recepcionados com a exposição de brinquedos recicláveis. Logo em seguida, seguiram para o setor infantil, onde foram apresentados sobre os mitos, as lendas, os ditados populares, as frases, as brincadeiras, as superstições e curiosidades, destacando os personagens que permanecem vivos na memória cultural do povo brasileiro. 

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Clodomir Silva, Fabiana Bispo, as atividades apresentadas têm o intuito de preservar as brincadeiras folclóricas. “Estas atividades são reverenciadas para mostrar as crianças que não são as tecnologias que promovem as brincadeiras, mas, sim, as atividades lúdicas e objetos antigos”, ressalta. 

Andréia Andrade, uma das professoras da escola José Garcez Vieira, afirma que a integração entre as unidades de ensino com a biblioteca desperta o imaginário das crianças. “Com esse convívio fora da sala de aula, fortalece ainda mais a socialização deles. E, o resultado a gente vê em sala de aula, ao associarem o que viu com os elementos do cotidiano”.  

A exposição ‘Brinquedos e Brincadeiras’ continua disponível durante esta semana na Biblioteca Clodomir Silva e o projeto ‘Hora do Conto’ é apresentado as terças e quintas-feiras. As homenagens ao mês do folclore ficarão disponíveis para o público e escolas até o dia 31 de agosto. Professores interessados em levar os seus alunos, devem agendar a visita através do telefone: (79) 3179-3742.