Prefeitura investe na modernização e ampliação da rede de TI

Planejamento e Orçamento
15/08/2018 16h21

"No que depender de mim, as facilidades que a internet oferece estarão cada vez mais presentes na vida do aracajuano, com serviços públicos de mais qualidade, com respostas mais imediatas e com o cidadão participando ativamente da gestão", foi o que escreveu o prefeito Edvaldo Nogueira num artigo publicado recentemente onde fala sobre a aproximação entre a gestão municipal e o cidadão aracajuano através das ferramentas disponíveis na internet.

 
É neste sentido que a Prefeitura de Aracaju está construindo uma rede própria de comunicação de dados, focada em oferecer ao cidadão acesso à serviços da administração municipal no âmbito da Educação, Saúde, Segurança, Administração Funcional, e de um sistema de mobilidade urbana moderno e seguro. O projeto, que recebe o nome de Rede Óptica Metropolitana (RIMA 3.0), visa a ampliação do atendimento às demandas oriundas de todas as regiões da capital.

Tais demandas se referem à expansão de serviços como Diário de Classe Eletrônico e acesso a internet para todas as escolas municipais; inserção de prontuário eletrônico em 100% das unidades de saúde da rede municipal; na segurança, ampliação do serviço de videomonitoramento que deverá alcançar todo o perímetro urbano da capital, inclusive, com um sistema que possibilita o reconhecimento facial e identificação de indivíduos que transitam pela área monitorada.

O investimento também prevê a ampliação da oferta de serviços administrativos, ou seja, através do computador ou de dispositivos móveis conectados à internet, o cidadão e o servidor poderão solicitar e obter informações e documentos sem a necessidade de se deslocar à Prefeitura ou à algum dos seus órgãos, diminuindo o tempo de espera e elevando o índice de resolutividade.

No quesito mobilidade urbana, o projeto prevê a gestão e o controle eletrônico, pelo usuário, do trajeto dos ônibus nos corredores BRS (Ônibus de Serviço Rápido), que poderá verificar, através de aplicativo, o tempo que o ônibus passará em cada estação na qual terá disponível o acesso à rede wi-fi. Outro benefício previsto no projeto é a extensão da rede semafórica inteligente, que deverá alcançar todo o perímetro urbano da cidade.

Para o secretário da Seplog, Augusto Fábio, "a nova infraestrutura fará com que Aracaju dê um salto no avanço tecnológico e esteja preparada pelas próximas décadas para a demanda crescente de comunicação. Com isso, além de prepararmos Aracaju para o futuro, também, atendemos ao Portfólio de Programas e Projetos para o período de 2017 a 2020, e construímos uma cidade mais humana e criativa, na qual o cidadão é o protagonista", disse o gestor da secretaria responsável pela execução do projeto.

Investimentos

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia da Informação (Cogetin/Seplog), Sergio Rosin, as conexões existentes hoje são pagas na forma de aluguel mensal às operadoras. Ele explicou que, com a rede própria de comunicação de dados, a Prefeitura deixa de pagar contratos terceirizados e passa a economizar um valor fixo mensal superior a R$ 145 mil.

"Esta gestão está investindo num projeto de melhoria dos serviços de comunicação de dados e voz cuja expectativa de vida útil é de trinta anos. Outro ponto positivo é que num prazo de 42 meses a redução de gastos do projeto terá pago todo o investimento realizado. Além disso, o projeto propõe ampliar em 10.000 vezes a capacidade de envio e recebimento de dados entre as unidades conectadas (secretarias, escolas, unidades de Saúde, núcleos de Assistência Social), cujo aumento será de de 130 para 454.

Levantamento

O Projeto RIMA 3.0 é fruto de um levantamento que apontou a necessidade de melhorias que atendam às demandas atuais e futuras do Município, e está conduzido pela Coordenadoria-Geral de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e elaborado em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Educação (Semed); da Defesa Social e da Cidadania (Semdec); de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Semict); e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Capacitações

Do mesmo modo que investe na modernização de TI, a Prefeitura também se preocupa em capacitar os profissionais da área para que aprendam um pouco mais, de forma prática, como gerenciar, configurar e implementar os novos equipamentos de forma adequada. Nos meses de julho e agosto foram promovidas três capacitações .

Durante este período, as equipes da Cogetin e demais secretarias envolvidas diretamente no projeto se integraram no propósito de ampliar seus conhecimentos sobre a RIMA 3.0; Virtualização de Servidores, que proporciona ao serviço público municipal uma série de benefícios e reduz gastos, espaço físico, entre outros; e funcionalidade do novo Sistema de backup (cópia de segurança), que foi adquirido no mesmo conjunto de soluções.