Primeira turma do curso de Lógica de Programação é iniciada pela Fundat

Formação para o Trabalho
14/08/2018 18h32

"A informática está em tudo e em todas as coisas". Com essa afirmação, a professora Karinne Rocha iniciou o primeiro dia do curso de Lógica de Programação, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada no conjunto Jardim Esperança. A oferta do curso - estreante no portfólio de capacitações da Fundação - demonstra a preocupação da gestão em proporcionar cada vez mais a capacitação da população para as novas demandas do mercado de trabalho.

De acordo com o presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, a meta da Fundação relacionada à qualificação profissional é continuar ampliando a quantidade de cursos de capacitação, direcionados às necessidades atuais do mercado de trabalho. "Daremos continuidade ao excelente trabalho que estava sendo conduzido pelo presidente Luiz Roberto, no tocante ao investimento de cursos que possibilitem o acesso dos aracajuanos à empregabilidade nos diversos campos de atuação profissional, principalmente aqueles ligados ao setor tecnológico.

Para a instrutora Karinne, proporcionar este curso - que será de 40h - é de suma importância não só por colaborar com a preparação dos alunos para as oportunidades de trabalho, mas também por ser ofertado de forma gratuita para a comunidade. "As aulas serão muito importantes para que os alunos venham a entender que a lógica do dia a dia pode ser colocada no computador, que é assim que funcionam os sistemas. Para mim, o curso é muito interessante, sempre digo que a informática não é um fim, mas sim um meio. Tudo está informatizado, então é de fundamental relevância passar conhecimentos mais específicos sobre isso", explanou.

Aprendizado no campo tecnológico

Assim como a professora, a aluna Iasmim Santos, de 19 anos, afirmou estar empolgada com o início das aulas e ressaltou o valor da capacitação para sua vida pessoal e profissional. "Já fiz um curso de informática avançada aqui, e vim fazer esse para me aperfeiçoar mais. A informática faz parte do nosso cotidiano, está evoluindo com o tempo, e o mercado de trabalho exige nosso conhecimento. Eu sempre procuro me especializar, é importante", enfatizou Iasmim.

Para o aluno, Carlos Henrique, de 18 anos, que também já havia participado dos cursos de informática básica e avançada oferecidos na UQP Jardim Esperança, a chance de aprender ainda mais em um curso totalmente gratuito é de grande valia. "Quando soube que abriria vaga, logo me interessei, é uma área em que pretendo trabalhar. Esse é um curso difícil de achar, é caro, tem muita gente que não tem renda para bancar. Oferecer ele de graça é uma boa oportunidade para a gente", contou o participante.