Saúde celebra Dia da Gestante com diversas ações de acompanhamento

Saúde
15/08/2018 18h48


Nesta quarta-feira, 15, é comemorado o Dia da Gestante, data alusiva a uma das fases mais importantes na vida de milhares de mulheres que estão prestes a se tornar mães. Nesse período, elas passam por mudanças físicas, psicológicas, conjugais, familiares e profissionais, e a Saúde de Aracaju tem um papel fundamental no acompanhamento gestacional da maioria delas. 

A referência técnica (RT) do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiani Ludmila, destaca a importância do pré-natal para uma gestação tranquila e saudável. "Com os exames médicos, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e o bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. É importante que a mulher, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente o serviço de pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde, para fazer os primeiros exames, tomar as vacinas e ter as devidas orientações", explicou. 

Ludmila detalha, que a gestante deve fazer no mínimo seis consultas de pré-natal para medir a pressão arterial, verificar o peso, medir a barriga e escutar o coração do bebê, além de realizar diversos exames ao longo da gestação. "Em Aracaju oferecemos acompanhamento do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, nas quais ofertamos acompanhamento com equipe multidisciplinar, atividades educativas, além de testes rápidos de HIV e Sífilis, e coleta quinzenal de exames laboratoriais. Em parceria com a Maternidade Santa Isabel, organizamos visitas quinzenais para que as gestantes possam conhecer o local do parto, e se sentirem mais tranquilas com a chegada desse momento tão especial na vida delas", afirmou. 

Em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o Programa Saúde da Mulher da SMS, também desenvolve o grupo Cirandas de Maria, que há três anos realiza atividades com mulheres carentes do bairro Santa Maria. "O grupo realiza encontros semanais onde médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais dão orientações sobre os riscos da gravidez, alimentação, trabalho de parto, primeiros cuidados com o bebê, amamentação e direitos garantidos. Além de receber cuidados, as grávidas participam de oficinas diversas e atividades de integração, como pintura na barriga, sessão de fotos, e visitas ao local onde vão dar à luz", complementou Ludmila. 

A operadora de produção Diana Fernandes passou a entender melhor a importância da amamentação depois que conheceu o grupo Ciranda de Marias. "Ainda quando estava grávida, fui indicada a fazer parte das atividades do grupo. Além de receber dicas de como cuidar do bebê, compreendi a importância do leite materno", reconheceu. 

Curso 

De acordo com a enfermeira Sônia Santos, em alusão ao Dia da Gestante, a UBS Augusto Cesar Leite, está realizando na Associação de Moradores do bairro Santa Tereza, o curso para gestante, que foi dividido em três etapas. "Neste primeiro dia, debatemos as transformações do corpo, as fases da gestação e sinais do parto. As gestantes perguntam principalmente sobre trabalho de parto, a importância dos exames periódicos, cuidados com a criança, higiene, autoestima, depressão pós-parto e combate contra a violência obstétrica. O curso terá continuidade nos dias 21 e 28 deste mês, onde falaremos sobre a saúde bucal, amamentação, imunização, relaxamento, alongamento e a alimentação da gestante", detalhou. 

A enfermeira Marleide Almeida, falou sobre a importância e da participação dos pais durante todo esse processo, exercendo a paternidade de forma mais ativa. É momento de toda a sociedade repensar a participação dos homens na família. Afinal, consultas de planejamento reprodutivo, acompanhamento do pré-natal, o parto e os cuidados no desenvolvimento da criança é tarefa da mãe e do pai. O engajamento do homem com a família melhora a qualidade de vida, criando vínculos afetivos saudáveis entre as pessoas envolvidas. Queremos incentivar a presença e a participação dos homens nas consultas de pré-natal, nas rodas de conversas e nos serviços de saúde", ressaltou. 

A estudante Elane Cristina está grávida e realiza as consultas do pré-natal na UBS Augusto César Leite. Ela afirma que todo o procedimento é de extrema importância para um parto seguro. "O pré-natal é muito importante para auxiliar na hora do parto, e todas as informações de como tem que ser e como agir na hora, eu aprendo nestas palestras e em rodas de conversa", reforçou.