Academia da Cidade inicia o projeto Mexa-Se Servidor na SMS

Saúde
16/08/2018 17h43

Com o objetivo de promover saúde, interação e qualidade de vida para os servidores, sobretudo no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Academia da Cidade, deu início nesta quinta-feira, 16, ao projeto ‘Mexa-se Servidor’. A ação reúne a realização de práticas esportivas, como a ginástica de baixa intensidade, dentro do próprio ambiente de trabalho, e deverá ocorrer sempre às terças e quintas.

Para o coordenador do programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, o projeto traz saúde para o trabalhador, evitando que eles sofram lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. “O ‘Mexa-se Servidor’ surgiu como uma proposta dentro do Programa Academia da Cidade, levando saúde a todos os setores da SMS, com movimento e muita interação entre as pessoas, através de exercícios, fazendo com que os trabalhadores possam também ser motivados à prática esportiva fora do trabalho”, explicou.

A ação é voltara para cuidar de quem cuida da saúde da população, e cada aula vai durar 15 minutos, durante o horário de trabalho. As sessões contam com exercícios de alongamentos de diversas partes do corpo - tudo para evitar a incidência de doenças relacionada ao trabalho.

O professor de educação física, Cristerson Magno, que faz parte do projeto, vê a iniciativa como uma forma de conscientizar as pessoas a manterem uma vida mais saudável. “Todos devem saber da importância de praticar uma atividade física diária, e a ação surge como uma modalidade diferente e desafiadora, pra justamente cativar mais pessoas a esta atividade”, disse.

A servidora Eurides Carvalho destacou os benefícios da atividade, que ajuda o corpo a aliviar o estresse, além de melhorar a postura. “Acho válido ter esse programa porque corta a tensão e, por alguns minutos, podemos relaxar. Geralmente as aulas são ministradas no início do expediente, começando com um relaxamento. Foi ótimo termos essa aula e o professor é bastante animado, o que contribui para um ambiente ainda mais acolhedor”, afirmou.