Coqueiral: obra revela beleza antes escondida pelos problemas estruturais

Obras e Urbanização
16/08/2018 16h56

O êxito de uma administração só é sentido se as políticas públicas emanciparem os cidadãos e reconstruirem a realidade urbanística que crie as condições adequadas para a conivência das pessoas. São investimentos estratégicos e ações inclusivas que comprovam o compromisso com recursos aplicados em cada obra ou serviços estruturantes. É por isto que a Prefeitura de Aracaju vem reconstruindo a infraestrutura da cidade com obras espalhadas em vários bairros, mas que o grande beneficiário dos investimentos é o aracajuano.

No bairro Coqueiral, por exemplo, desde que foi retomada a obra executada em 23 ruas do local já mudou a paisagem e o modo de vida de muitas pessoas que antes sofriam com a falta de saneamento básico. A obra consiste na execução de terraplenagem, contenção de alvenaria de pedra, ampliação da rede de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e implantação de calçadas e passeios. Tudo isto foi possível graças ao empenho da Prefeitura que, em parceria com o Governo Federal, reiniciou os serviços e aplicou os cerca de R$ 6,1 milhões que estavam à disposição e quase retornaram para o Tesouro Nacional por conta da paralisação no período 2013-2016.

Localizado em uma região de altitude, o Coqueiral antes tinha uma vegetação nativa e plantação de cocos, mas foi gradativamente ocupado de forma desordenada, criando impactos degradantes no meio ambiente e criando implicações sociais na vida de quem escolhia o local para morar. Porém, com esta obra, ao transitar pelas ruas já pavimentadas ou ter acesso a uma imagem aérea já se sente a diferença de alguns anos atrás.

Encaminhando-se para a parte final, a obra beneficia as famílias que vivem na região com a estabilidade das áreas mais altas, ausência de alagamentos na parte baixa e pouca ou nenhuma possibilidade de deslizamento de terra. "A obra já passa dos 75% de sua execução o que nos permite afirmar que este ano seguramente será finalizada, pois a parte mais complexa e de maior dimensão já foi realizada. Além de frentes de trabalho atuando ainda na parte de drenagem e na construção de passeios, temos algumas ruas para pavimentar. Mas uma coisa é certa: o Coqueiral está transformado com esta obra", afirma o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.