Saúde de Aracaju oferece aulas de Biodança no Caps III Liberdade

Saúde
17/08/2018 15h58

Com o objetivo de induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III Liberdade, vinculado à Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria Municipal da Saúde, está oferecendo aulas de Biodança.

A atividade faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), preconizadas pelo Ministério da Saúde, e passa a integrar os recursos terapêuticos disponíveis na rede. Nesta sexta-feira, 17, a aula contou com a participação de profissionais e usuários do serviço, bem como outros profissionais da rede.

A coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, ressalta os benefícios do exercício para os atendidos pelo Caps III Liberdade. "Dentro das ofertas terapêuticas, temos a Biodança, que é uma prática de dança da vida, com um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. As pessoas dançam juntas, em círculos e, aos poucos, começam a internalizar os movimentos. Desta forma,  a SMS aposta na inovação, no cuidado, no território e na aplicação de técnicas que aliam o cuidado e produção de autonomia dos usuários da Reaps", explicou.

Benefícios

Para a facilitadora de Biodança, mestre em Antropologia e artista plástica, Lucia Maria Pereira, a prática realizada no Caps Liberdade tem trabalhado a integração e socialização entre os usuários. “Ela é composta de um conjunto de exercícios e músicas organizados segundo um modelo teórico, orientado para elevar o nível de saúde, melhorar a comunicação e estimular a criatividade, não apenas artística, como também promove a renovação existencial. Cada participante é convidado a descobrir as suas próprias respostas vitais e as suas formas de expressão e de ação, reforçando seu desenvolvimento e equilíbrio orgânico e existencial”, acrescentou.

Sobre a Biodança

A Biodança foi concebida nos anos 60 através das vivências de Rolando Toro, psicólogo e antropólogo chileno, em um serviço de saúde mental. Com a portaria 849/ 2017, a Biodança foi incluída na política de Práticas Integrativas e complementares de Saúde no SUS. “A Biodança é um desafio para as participantes, que aprovaram a nova atividade oferecida pela Saúde municipal. Isso porque a dança traz muita paz e energias boas. Dançar de mãos dadas faz circular uma poderosa energia regenerativa, trazendo imenso bem-estar", informou a apoiadora institucional do Caps Liberdade, Karen Emanuella Fernandes.