Biblioteca Municipal Ivone de Menezes homenageia escritor da literatura infanto-juvenil

Cultura
20/08/2018 17h20

Poucos escritores brasileiros descreveram o mundo infanto-juvenil com tanta maestria quanto Elias José. Falecido há dez anos, o escritor, professor e poeta deixou um legado de mais de 50 obras. Ele é o grande homenageado do mês de agosto pela Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do projeto anual que reverencia e incentiva os principais escritores brasileiros e estrangeiros. 
 
Mineiro de Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, Elias José estreou na literatura com a obra Mal Amada, em 1970, e seguiu escrevendo até 2007, com a obra infantil ‘Ler, Contar e Encantar Crianças’. “Esse escritor é peça fundamental na história da nossa literatura brasileira. A biblioteca contempla vários autores e diversos gêneros literários. Por isso, criamos um projeto que insere, a cada mês, uma vertente diferente exaltando a vida e obra de cada homenageado”, afirmou a secretária administrativa da Ivone de Menezes, Adelci Freire.
 
Durante visita à biblioteca, é possível encontrar a exposição ‘Vida e Obra, Elias José’, que traz uma galeria de imagens, painéis sobre a vida e o histórico do autor e, por fim, um mural com versos reversos. “Permitimos que os usuários ou visitantes possam passear pelos corredores da exposição montado no segundo pavimento da unidade”, explicou Adelci Freire. 
 
“Sou frequentadora assídua da Biblioteca Ivone de Menezes e o que mais me chama atenção neste espaço é a criatividade de unir o mundo educacional com o cultural. Fico encantada por encontrar uma exposição a cada mês que celebra a sua importância para a literatura. Algo que está meio esquecido nos tempos atuais, inclusive, por algumas escolas”, pontuou a advogada Tyara Matias.
 
Ainda de acordo com Tyara, a biblioteca desenvolve um trabalho de extrema importância para a formação da nova geração. “Eu comecei a trazer minha sobrinha para ter o contato com os livros aqui, por conta do estímulo e incentivo que presencio aqui através dos projetos. Além disso, vejo que é uma biblioteca que abre as portas para as escolas, propondo o entretenimento e a construção de valores”, destacou. 
 
Homenageado 
 
Elias José é um escritor marcado pelo estilo realismo mágico, aplicando fantasias do cotidiano. Ele foi professor aposentado de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras na Faculdade de Filosofia de Guaxupé, (FAFIG), e teve muitos de seus contos e poemas traduzidos e publicados em vários países como México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá, através de revistas literárias e antologias de autores brasileiros.
 
Agendamento 
 
As escolas interessadas em participar dos projetos desenvolvidos pela biblioteca, bastam entrar em contato através dos telefones 3179-6410 e 3179-6411. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, S/N, conjunto Augusto Franco.