Sema promove educação ambiental para alunos da rede municipal

Meio Ambiente
21/08/2018 13h46

Incentivar um pensamento participativo e a importância da conservação do meio ambiente. É com esse intuito que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor da Educação Ambiental (EA), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza visitas guiadas com alunos das escolas municipais da capital, atividade que sensibiliza crianças e adolescentes ao conhecimento mais crítico dos ambientes urbanos e naturais de Aracaju. 
 
A visita guiada geralmente ocorre no Parque Municipal do Rio Poxim, localizado no bairro Inácio Barbosa. O projeto surgiu no ano de 2017, durante a V Semana do Meio Ambiente, com a proposta de levar crianças, adolescentes e também jovens universitários para a realidade ambiental de Aracaju, para que pudessem conhecer e perceber melhor o fator ambiental da cidade. “É um pequeno roteiro ecoturístico, conduzido pela equipe da Educação Ambiental da Sema, onde explica o funcionamento, finalidade e a importância de algumas questões relevantes para a sobrevivência da natureza, como a ecologia, o ecossistema dos manguezais e a sua relação como berçário da vida marinha, a preservação de matas ciliares e a situação da mata atlântica”, explica o analista ambiental da Sema, Cleverton Silva.
 
Durante as visitas guiadas e nas aulas-passeio, os analistas buscam desenvolver o senso crítico e a participação ativa dos estudantes. “A gente estimula o poder de observação que eles têm, não adianta a gente ficar se perdendo apenas em conceitos, explicando, falando sem parar e sem deixar que os próprios alunos explorem o ambiente. Eles mesmos acabam direcionando um pouco a visita, de acordo com o que chama a atenção deles. Por exemplo, se eles ouvem um pássaro, eles vão perguntar a respeito do pássaro, se eles conhecem uma determinada espécie, eles vão contar sobre ela e expor suas próprias experiências”, conta o analista.
 
A equipe da Educação Ambiental recebe, em uma visita, turmas com cerca de 30 a 40 alunos, em calendário previamente estabelecido pela Semed, e se preocupa em fazer com que esses passeios sejam bem atrativos, por isso, a atividade é sempre adaptada, com o uso de uma linguagem mais popular, tendo a abordagem e o enfoque sempre pensados de acordo com o público que será atendido.
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, é importante realizar atividades como essas, pois, também se trata de uma Política Municipal da Educação Ambiental, com base na lei 3309/2005, no qual busca promover mudanças de comportamentos e estilos de vida e disseminar conhecimentos e desenvolver habilidades rumo à sustentabilidade. “A educação ambiental também é uma ação disciplinar, uma verdadeira aula de campo, que permite aos alunos relacionarem os conteúdos trabalhados em sala de aula com a determinada realidade da cidade onde vivem”, conclui.