Projeto de reestruturação de áreas próximas ao Museu do Mangue é discutido

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2018 16h18
Início > Noticias > 77877

O secretário municipal do Meio Ambiente, César Viana, e a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Raphaella Ribeiro Andrade, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 21, com a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, e com a secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, para discutir e buscar esforços para a realização do projeto de reestruturação de espaços onde há acúmulo de resíduos da construção civil na via da avenida Desembargador Antônio Góis, nas proximidades do Museu do Mangue, no bairro Coroa do Meio. Inicialmente, dois pontos serão adaptados e darão espaço a um Parque de Pneus e a um Espaço de Convivência.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, César Viana, o projeto que receberá o apoio de outros órgãos da Prefeitura e da comunidade, deve ter início no próximo mês. "Vamos fazer uma intervenção com pouco recurso em locais de descartes irregular, em áreas de preservação permanente, que têm sido pontos de invasão. Temos somado esforços junto com a Emburb, Emsurb, Assistência Social para fazer um trabalho com equipamentos provenientes de coleta seletiva e de baixo custo. O melhor de tudo isso é que vamos contar com a participação efetiva da comunidade, que será protagonista na execução e utilização dos espaços", explica.

A coordenadora da Educação Ambiental, Raphaella Ribeiro, que está à frente da proposta, acredita que o projeto dará um novo significado às áreas. "A nossa expectativa é que a partir dessa reestruturação será possível levar as pessoas para locais onde vamos poder oferecer lazer, aprendizado, cultura, dentre outras coisas. Além disso, as áreas funcionarão como centros de apoio da Educação Ambiental para reforçar a importância do meio ambiente, do manguezal", destaca.

Para a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, a iniciativa da Sema acaba beneficiando toda a população e, ainda mais, o meio ambiente. "É um projeto de intervenção social e ambiental que está sendo construído ao longo do ano em parceria com população com o intuito de revitalizar e fomentar a educação ambiental naquela região", disse.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, demonstrou apoio à proposta. "O projeto vem para somar. A Assistência, por exemplo, tem um Centro de Referência no bairro. Teremos a oportunidade de trabalhar com os usuários dos nossos serviços, nesses espaços que serão revitalizados. Isso é muito bom para toda população, que terá a chance de aumentar o seu contato com a natureza. Com toda certeza, estaremos dando todo o apoio necessário para que tenha muito sucesso".