Saúde promove avaliação de impacto de indicadores da Academia da Cidade

Saúde
21/08/2018 17h50

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através dos programas Academia da Cidade (PAC) e Saúde do Adulto e do Idoso, vem desenvolvendo ações de análise de saúde e qualidade de vida dos usuários, através de uma aplicação de questionário. A atividade está acontecendo todas as segundas-feiras em diferentes polos do PAC, em Aracaju.

O questionário contém perguntas sobre as condições de saúde de cada usuário, bem como a regularidade das atividades físicas semanais e a rotina de alimentação. O responsável pelo PAC, Magno Carvalho, explica a importância da ação realizada pela SMS.

“Uma parte essencial dessa atuação conjunta entre os programas é a coleta de indicadores-chave para realizar um comparativo e fazer uma análise de efetividade das ações e condições de saúde. Entre eles estão o índice de massa corpórea (IMC); o índice de cintura e quadril; a aferição de glicemia e verificação de pressão arterial”, detalhou.

Após feita a avaliação, o PAC vai potencializar ações de forma específica e intensa, para atender as necessidades do público envolvido e, após seis meses, uma nova avaliação será feita com o intuito de avaliar as atividades promovidas nos polos.

Impacto da atividade física

A responsável pelo Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro Rocha, também destaca que o objetivo da atividade é avaliar o impacto da atividade física das pessoas cadastradas no PAC.

“A atividade física é um fator muito importante na prevenção, promoção e redução das doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e diabetes mellitus”, esclareceu.

Mais disposição

A aluna Ednólia Lima Santos, 61, já participa do PAC há cerca de 10 anos. “Eu gosto muito das aulas e do companheirismo. Depois que comecei a participar, fiquei com mais disposição e coragem para fazer as coisas, me sinto muito bem. Antes eu tomava 150 comprimidos por mês, agora não tomo nenhum, era uma pessoa depressiva. Melhorei em tudo”, afirmou.

Ednólia falou ainda sobre as melhorias trazidas pelas atividades realizadas no programa. “Depois da Academia da Cidade não sinto mais nenhuma dor, aqui é como se fosse meu porto seguro, no dia que eu não venho, sinto muita falta. Não deixo de fazer os exercícios, pois aprendi aqui o quanto eles são importantes. Muitos aqui, principalmente os mais idosos, estão vivendo mais e com uma qualidade de vida melhor”, complementou.