PDDU: Comissão analisa parâmetros urbanos de Aracaju

Obras e Urbanização
21/08/2018 21h52

O desafio de construir uma minuta com vistas a possibilitar a revisão Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) segue a todo vapor com reuniões setoriais e análises feitas por técnicos e estudiosos de vários órgão da Prefeitura de Aracaju. O trabalho tem por objetivo criar um Plano Diretor que trate de temas como o direito à cidade, função social da propriedade, infraestrutura e dos equipamentos urbanos, ordenação do uso e ocupação do solo e da produção do espaço urbano, inclusive das áreas de expansão e a preservação do patrimônio ambiental e cultural.

Além disso, dentro do escopo do que está sendo construído pelas Comissões Temáticas está a necessidade de ordenar o crescimento urbano, com planejamento que redistribua a médio prazo a população nos espaços urbanos, respeitando e potencializando as atividades de interesse urbano e corrigindo as distorções do crescimento da nossa capital.

Na última terça-feira, 21, em mais um encontro ocorrida na sede administrativa da empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), os técnicos se debruçaram sobre um tema caro para atual gestão: os parâmetros urbanísticos de todas as zonas da cidade. Isto significa que os estudos devem revelar os gargalos e propor soluções que estejam dentro do Planejamento Estratégico e capaz de possibilitar um novo momento cujos princípios seja uma de cidade inteligente, humana e criativa.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, afirma que as reuniões têm sido produtivas e os objetivos contemplados. "Temos o desafio de colocar no escopo do novo Plano Diretor mecanismos para garantir a atuação conjunta dos setores públicos e privados em empreendimentos de interesse público que promovam transformações urbanísticas na cidade", ressalta Ferrari.