Qualidade de vida: Esgap oferece oficinas terapêuticas para servidores da Sema

Meio Ambiente
23/08/2018 14h53

Com a proposta de difundir a qualidade de vida para todos os servidores municipais, a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo estratégias que estimulem o bem-estar e as boas práticas dentro do âmbito de trabalho. Dessa forma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, a equipe da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), veiculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que vem realizando oficinas terapêuticas voltadas para a ansiedade.
 
A psicóloga Fernanda Carvalho e a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, convidaram os servidores da Sema para participar das oficinas proporcionadas pela escola. De acordo com elas, a ansiedade é umas das queixas mais comuns na atualidade, que contribui para o surgimento de doenças, baixa produtividade e, consequentemente, afastamento das funções laborativas. 
 
“A ansiedade é um dos grandes problemas que têm afetado a relação de trabalho, por conta da própria vida, a corrida do dia a dia, das exigências. Então a ansiedade tem sendo vista como o mal do século XXI. A ideia é que a gente possa trabalhar com as pessoas para que elas consigam encarar essa situação. A escola de governo tem uma valorização e capacitação do servidor, então devemos, através da coordenação psicossocial, trabalhar com questões relacionadas à saúde mental e emocional do servidor”, explica a psicóloga da Esgap, Fernanda Carvalho. 
 
A coordenadora psicossocial da escola de governo, Ana Dalva Trindade, explica que essas oficinas fazem parte do programa Ambiente Humanizado. “É por meio dele que tentamos que todas as secretarias digam a sua demanda para que possamos ter um ambiente de trabalho mais humanizado e agradável”, declara.  
 
A ação também está ligada ao eixo de qualidade de vida no ambiente de trabalho, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), aderido pela Sema, que busca o desenvolvimento de princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais, qualidade de vida no ambiente de trabalho e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional.
 
De acordo com o coordenador da A3P da Sema, Cleverton Costa, essa temática é importante ser abordada dentro do ambiente de trabalho, no que, possibilita aos servidores um conhecimento mais abrangente sobre o tema, sendo assim, uma forma de quebrar resistências esclarecendo dúvidas e estimulando a autorreflexão. “A ansiedade se trata de um transtorno psíquico que com certeza vai impactar não apenas no desempenho do servidor, mas em sua vida como um todo. Então essa é uma iniciativa muito interessante para tratar esses casos, é uma oportunidade de divulgar o serviço e dar acesso à informação aqui para equipe da Sema, que muitas vezes a pessoa até se identifica, mas não tem coragem de pedir ajuda; e isso é uma estratégia para apoiar a quem mais precisa nesse momento”, relata.

Como participar
 
A Esgap já vem elaborando o trabalho com a proposta de mobilizar grupos de servidores e colaboradores da administração pública para participar das oficinas terapêuticas para tratar a ansiedade. Esse foi mais um passo a ser dado para difundir a ação e alcançar o público específico, a fim de cumprir o objetivo. 
 
Com o tema "Um novo olhar para a ansiedade", as oficinas serão realizadas em quatro encontros semanais,às quintas-feiras, das 9h30 às 11h, e serão ministradas pela psicóloga Fernanda Reis de Carvalho. Os interessados devem entrar em contato com a Escola de Governo através do telefone (79) 3179-3748. A Esgap está localizada na rua Boquim, nº 67, Centro.