Curso de frentista inicia fase prática em posto de gasolina

Formação para o Trabalho
23/08/2018 17h22

Uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem transformado para melhor a vida de diversos alunos que estão participando do curso de frentista, oferecido gratuitamente no Centro de Integração da Família (Ceinfa), localizado no bairro Veneza. O curso, com duração de 160h, está previsto para ser encerrado até o final deste mês, e reúne uma turma de quase vinte alunos.

Promovido por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), o curso oferece não só a formação teórica para os alunos, mas também a prática, com o intuito de reforçar o conteúdo transmitido em sala de aula ao incentivar a experiência dos alunos. Para isso, a parceria com a rede de postos  presidente tem sido importante para o aprendizado dos participantes, uma vez que dois de seus postos recebem a turma para a realização das aulas práticas.

De acordo com a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, a parceria foi renovada no ano passado. Ela reforça ainda que esta não é a primeira vez que o curso é oferecido gratuitamente para a população. "Essa parceria é sempre muito bem recebida. Os alunos estão realmente interessados e buscam a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Como a Fundat engloba a formação profissional e o empreendedorismo, essa iniciativa é de suma importância", afirmou. 

Segundo a instrutora Edelfrancla Reis, os alunos estão satisfeitos com a oportunidade de aprender sobre a profissão e têm um excelente desempenho. "Eles estão adorando, porque ficaram mais de 20 dias em sala de aula com teoria. Eu sempre disse que o objetivo é que eles sejam vendedores de serviços, tendo em vista que os postos oferecem não só combustíveis, mas uma série de produtos e serviços. Em função disso, sempre utilizamos uma metodologia ativa para fazer com que eles fossem protagonistas em todo tempo, para que quando viessem para a aula prática, eles conseguissem de fato aplicar aquilo que viram em sala com o que acontece no dia a dia do posto", explanou.

Aprendizado

Para o aluno Wilson Conceição, de 22 anos, o curso significa muito mais do que a aprendizagem em si, mas também a realização de um sonho. "É algo que sempre quis fazer e pretendo me aprofundar ainda mais. Esta é a primeira vez que faço um curso assim e está sendo ótimo para mim, eu sempre quis ser frentista e estou aprendendo cada vez mais. Quem sabe até cresço na profissão. Estou gostando muito e a tendência é só melhorar", enfatizou.

Assim como ele, a aluna Andreza Castro, de 26 anos, afirma que a oportunidade de participar da turma é de grande valia para seu ingresso no mercado de trabalho. "Para mim está sendo uma experiência boa, nunca tive a chance antes, mas sempre tive curiosidade de fazer o curso. Ainda não tinha trabalhado nessa área e, diante do desemprego, vi que está sendo uma área que abre muitas portas. Aprendi muito e a parte prática ajuda para a gente ter mais conhecimento, a professora também ajuda bastante a gente", contou.