Projeto social promove manhã de leitura e contação de histórias em escola municipal

Educação
23/08/2018 16h42

“O quadrinho, os desenhos, as imagens, são poderosas portas de entrada para o mundo da leitura. Se forem abertas para crianças, é grande a probabilidade de que elas adentrem nesse mundo e não saiam mais de lá”. É com esse pensamento que, há quatro anos, o cartunista e contador de histórias André Comanche trabalha com o projeto social Lê Gibi, que contempla diversas escolas da cidade, inclusive da rede municipal. Nesta quinta-feira, 23, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo, embarcarem no universo literário.

Durante a manhã, cerca de 150 crianças, de seis a nove anos, participaram da atividade no pátio da escola. Com muita interação, os alunos assistiram a contação de histórias, aprenderam a desenhar e ainda ganharam gibis, com o intuito de fortalecer o hábito de leitura em casa. “Eu acredito que com este tipo de iniciativa da escola, convidando pessoas que tenham trabalhos parecidos com o meu, de incentivo à leitura, as crianças ganham, a sociedade ganha, porque os livros, com certeza, transformam o mundo, a educação e as pessoas”, afirma André.

O projeto, além de visitar escolas municipais e particulares, ainda percorre instituições beneficentes. O material distribuído entre as crianças vem de doações e, segundo André, o trabalho de divulgação é feito nas redes sociais. O estudante Wilames Gabriel Andrade, do 2° ano, foi um dos participantes e adorou a atividade. “Além de ter ganhado a revistinha, também aprendi a desenhar. Gostei muito dos personagens que ele apresentou hoje”, conta.

A Emef Alencar Cardoso desenvolve diversos tipos de atividades com o objetivo de incentivar a leitura entre seus alunos, pais e funcionários. Para a diretora Cris Souza, essas ações já rendem bons resultados. “Não é somente tirar o aluno da sala de aula para o pátio, tudo que fazemos tem o propósito de agregar, de somar e reforçar o projeto pedagógico. Todas nossas iniciativas relacionadas à leitura já se refletem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Na última Prova Brasil, melhoramos em 15% o desempenho da nossa escola em relação à interpretação”, destaca.