Assistência Social promove audiência pública com ex-ministro dos Direitos Humanos

Assistência Social e Cidadania
23/08/2018 18h23

Dando continuidade à programação alusiva aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que teve início na manhã desta quinta-feira, 23, com o seminário "Aracaju Cidade de Direitos: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Assistência Social, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública, com o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil, Paulo Vannuchi. Na ocasião, foram discutidos os principais desafios e perspectiva dos Direitos Humanos no cenário nacional e municipal.

Cidadãos aracajuanos, representantes políticos e líderes de movimentos sociais participaram da reunião, que teve como principal objetivo ampliar a reflexão e a sensibilidade crítica dos participantes sobre o documento. Segundo Paulo Vannuchi, a geração do debate sobre o tema é uma das maneiras de fortalecer o papel da Declaração. Vannuchi reforçou, ainda, que Aracaju sai na frente na busca pelo respeito ao que foi estabelecido há 70 anos.

Para a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, as realizações ajudam a gestão a tornar a capital sergipana em uma cidade de Direitos. "Após uma longa manhã de discussões, estamos aqui ratificando o nosso compromisso em disseminar esses assuntos tão relevantes no cenário atual. É importante frisar, que essa diretoria não existia até ano passado. Com a sua criação, estamos fortalecendo as políticas públicas da Assistência Social, contribuindo para tornar Aracaju em uma cidade Humana, Inteligente, Criativa, e que respeita os Direitos Humanos", destaca.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju, Lídia Anjos, esse trabalho em conjunto com o poder Legislativo vem para agregar e ajudar a cumprir com a proposta das atividades alusivas."A promoção dessa audiência pública mostra o quanto a parceria com esta casa soma na busca pelo fomento do diálogo  sobre os direitos que devem ser pertencidos por qualquer indivíduo. Todos, sem exceção,  têm o direito à saúde, à educação, à vida e à liberdade de opinião e expressão. É isso que queremos mostrar com a promoção dessas ações, que tiveram início hoje. Aproveito a oportunidade, para confirmar que depois de tantas lutas, formularemos o Conselho Municipal da Igualdade Racial, que está previsto para será instalado. Isso porque a gente entende que uma pauta importante e que atende aos anseios dos movimentos sociais", observa.

Até o dia 10 de dezembro, data em que são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Prefeitura promoverá diversas ações e projetos retratando o tema.