Emei Neuzice Barreto promove desfile cívico no bairro Getúlio Vargas

Educação
24/08/2018 12h02

Curupira, bumba meu boi, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa. Os personagens folclóricos da mitologia brasileira junto a princesas e príncipes dos contos de fadas, como a Bela, Alice e a Branca de Neve. O mundo das histórias infantis foi o cenário para o desfile cívico promovido pela Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Neuzice Barreto, na manhã desta sexta-feira, 24. Este já é o quinto ano que o evento acontece e percorre as imediações da escola, no bairro Getúlio Vargas.

Trabalhando o tema 'A importância da leitura', cerca de 150 crianças, acompanhadas dos pais, avós e responsáveis, participaram do desfile cívico, que ainda contou com a apresentação da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas. Todo o contexto apresentado no desfile foi resultado do trabalho realizado pelo corpo docente da Emei durante os meses de julho e agosto.

“Julho foi mês da contação de histórias e, em agosto, trabalhamos o folclore. Por isso, resolvemos abordar a importância da leitura e as histórias infantis no desfile. Queremos não somente incentivar a leitura, mas, mostrar para eles que o Brasil é um país cheio de diversidade e despertar o amor pela pátria”, afirma a diretora da Emei, Joelinda Teles.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Joilma Menezes, a iniciativa também valoriza o trabalho dos professores. “Valorizamos esse momento que há tanta integração entre escola, família e comunidade, onde conseguimos externar um pouco do nosso trabalho, que é feito entre quatro paredes. Valorizamos as crianças, o trabalho dos professores e despertamos esse sentimento cívico”.

A professora Valéria Cristina, que dá aulas aos estudantes de cinco anos, conta que essa é uma oportunidade também da comunidade aprender. “Queremos expor para a comunidade do Getúlio Vargas o que fizemos durante o primeiro semestre e, com isso, eles também acabam aprendendo. Essa iniciativa é muito importante para os alunos porque, além de passar o conhecimento sobre nossa cultura, ainda ensina valores como obediência e respeito. E a comunidade valoriza nosso trabalho”, destaca.

O desfile percorreu parte da rua Riachão, nos fundos da Ceasa, onde está localizada a escola. Os pais, que acompanharam as crianças, aprovaram a iniciativa. Maria Valdileide Azevedo, mãe de Maria Lúcia, de cinco anos, conta que apoia as atividades realizadas na Emei. “Este é o segundo ano que a minha filha desfila, mas ela já participou de peças teatrais e de várias outras atividades que acontecem aqui. Ela gosta de participar e eu apoio porque sou muito orgulhosa dessa escola, os profissionais aqui são nota dez!”.

A enfermeira Gisela Santos, avó da pequena Clarisse, de três anos, também incentiva a participação da neta nas atividades da escola. “Todos os anos ela participa do desfile da Neuzice Barreto porque eu acho super importante incentivar os valores culturais desde cedo, ensinando nossos principais símbolos, como a independência, enfatiza.

A comunidade acompanhou atenta o desfile cívico da Emei. A cozinheira Terezinha de Jesus, que trabalha em um restaurante no entorno da escola, ficou encantada com o que viu. “Estou achando tudo muito bonito e bem feito. Eu acho que todos nós, da comunidade, devemos prestigiar e apoiar e, se possível, acompanhar também o desfile, porque está ensinando a essas crianças sobre a nossa cultura”, afirma.

Desfile cívico da rede

A parada promovida pela Emei Neuzice Barreto deu início às comemorações da Independência na rede. O tradicional desfile cívico, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), acontecerá no próximo dia 2 de setembro, a partir das 8h, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos. Com o tema “Aracaju: minha cidade faz história”, o evento será uma verdadeira aula pública sobre a história da capital sergipana e os seus personagens marcantes. O desfile cívico envolverá 22 escolas, sendo 20 municipais e duas particulares.