SMS realiza vacinação de crianças em escolas da capital

Saúde
24/08/2018 17h55
Início > Notícias > SMS realiza vacinação de crianças em escolas da capital

As secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed) montaram uma estratégia conjunta de vacinação das crianças da Educação Infantil nas escolas municipais de Aracaju. A ação teve apoio do Programa Saúde na Escola (PSE), que aderiu ao projeto como para estruturar e organizar a agenda de atuação.

Diversas instituições de ensino públicas municipais já receberam as equipes das Unidades Básicas de Saúde (USB) para imunizar as crianças. Uma delas é Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, do bairro Industrial, que recebeu os profissionais da UBS Dona Jovem.

Segundo o enfermeiro da unidade, Geison Valença, o objetivo do trabalho na escola, em parceria com o PSE, é fazer a detecção das crianças que ainda não foram levadas pelos pais para fazer a vacinação durante a campanha contra a pólio e o sarampo.

“Estamos chegando à reta final da campanha e na unidade de saúde nós já vacinamos neste período mais de 500 crianças. A unidade, que fica no bairro Industrial, é bastante procurada, mas ainda temos crianças no território que não foram imunizadas e a nossa estratégia foi vir buscá-las aqui na creche”, disse.

O PSE é dividido em 12 temas e um deles é a atualização do cartão vacinal. “Por isso, o programa ficou responsável por organizar esta estratégia. É uma forma de melhorar os indicadores da vacinação das crianças. Primeiro os profissionais de saúde avaliam os cartões de vacina, e depois há o momento das aplicações. A criança só é vacinada mediante a presença do responsável, apresentação do cartão de vacina original e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou a responsável técnica da SMS pelo PSE, Aline Guimarães.

A diretora da Emei Dom Hélder Câmara, Elaine Tavares, avaliou a parceria do PSE como  algo muito positivo. “É um trabalho educativo junto com a comunidade de conscientizar os pais sobre a vacinação e os outros temas da Saúde, porque, infelizmente têm muitos pais relapsos que acabam perdendo o período da vacina e esta ação é muito importante para atualizar as vacinas”, frisou.

Outra instituição de ensino contemplada foi a Emei Dom Avelar Brandão Vilela, que recebeu as equipes da UBS Onésimo Pinto, localizada bairro Bugio, para imunizar os alunos. De acordo com a enfermeira Meirivânia Madureira, que acompanhou a ação na escola, a atividade acaba indo além da vacinação e serve para dar outras orientações.

“Além de vacinarmos as crianças contra a pólio e o sarampo, orientamos sobre manchas na pele, pois o local já teve um leprosário no passado e a hanseníase ainda é muito presente na região. Depois disso, muita gente apareceu com manchas na unidade, pois as crianças informaram em casa. Esta parceria é muito válida”, ressaltou.