Afirmar que o bairro 17 de Março se transformou profundamente desde janeiro de 2017 não é exagero. Quando a Prefeitura de Aracaju retomou as obras estruturantes da segunda etapa do bairro, a população estava sem esperança e desconfiados, mas, em pouco mais de um ano e com a obra em franco andamento, hoje as pessoas andam pro ruas pavimentadas e sem o sofrimento de antes.
Os investimentos somam quase R$ 14 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, e estão aplicados na requalificação urbana do bairro. A obra, que já chega a mais de 70% de sua execução com a maior parte das 20 ruas inclusas no projeto já pavimentadas e com o sistema de drenagem implantado.
No momento a maior frente de trabalho se concentra na construção de um canal de macrodrenagem, que mede 540 metros e vai resolver os problemas de alagamentos e inundações no local, além de interligar a outros canais do Santa Maria e dos canais naturais da Zona de Expansão.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, além do saneamento básico da parte interna do bairro, este canal será fundamental para todo o sistema integrado de drenagem daquela área. "A parte mais cobrada pelos moradores, que era a infraestrutura das ruas, está praticamente pronta, faltando alguns trechos de calçadas e finalização da microdrenagem, mas as ruas estão em perfeito estado de mobilidade e saneamento. A maior parte da obra está na construção deste canal, que segue bem adiantado e vai resolver problemas no período das chuvas. Podemos asseverar que o papel social desta obra está bem caracterizado", detalha Ferrari.
Investimentos no 17 de Março
Confirmando ser o prefeito que mais fez pelo bairro, Edvaldo Nogueira já investiu apenas de 2017 para cá cerca de R$ 20 milhões em obras como a entrega das Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus; o reinício da construção da primeira Unidade de Saúde da Família (USF) retomada da obra complementar e de infraestrutura dos 16 blocos de apartamentos; além da complementação da infraestrutura de ruas da segunda etapa do bairro.