Saúde e Educação promovem mais uma ação do Programa Saúde na Escola

Saúde
27/08/2018 17h55

Com o objetivo de conscientizar estudantes acerca da importância de uma alimentação mais saudável, o Programa Saúde na Escola (PSE), das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), vem realizando diversas atividades em escolas municipais.

Desta vez, a ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Calumby, localizada no bairro 17 de Março, nesta segunda-feira, 27, onde foi realizada uma oficina culinária e um festival de sorvete de frutas.

A referência técnica do PSE da SMS, Aline Guimarães, avaliou a relevância da atividade, destacando a importância de alimentar-se de forma saudável  para o desenvolvimento de todos os indivíduos. “Com ações como esta, podemos alcançar importantes mudanças. A escola possui um espaço privilegiado, pois acompanha as diversas fases do desenvolvimento da criança, desde a primeira infância, que é a etapa em que começa a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida”, ressaltou.

As atividades realizadas na Emei José Calumby têm a parceria também da Secretaria Municipal da Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, do bairro 17 de Março.

“O PSE é uma parceria das secretarias da Saúde e da Educação e neste caso, da Assistência também. O Cras ajudou a reunir os pais das crianças para mostrarmos a avaliação nutricional. Não tivemos muitas alterações, só alguns casos de sobrepeso, o que foi até uma surpresa para nós porque pensamos que as crianças poderiam estar abaixo do peso normal para a idade, mas não se constatou. E a justificativa é porque a Emei José Calumby oferece seis refeições ao dia, três a cada turno. Isso tem melhorado muito a saúde dos alunos”, explicou a enfermeira da SMS, Rafaela D'Avila.

Avaliação nutricional

Durante o projeto, os alunos também passam por avaliações nutricionais, realizadas em parceria com a Faculdade Estácio de Sergipe. “No primeiro momento, é feita a avaliação nutricional da criança, onde verificamos o peso e a altura e entregamos aos pais com orientações. No segundo, fazemos a oficina de culinária. Desde o início de agosto estamos nesta escola sempre às segundas e quintas-feiras, com encerramento na próxima quinta”, informou a professora do estágio de Saúde Coletiva do curso de Nutrição da Estácio, a nutricionista Jamile Costa.

De acordo com Jamile, a ação é proveitosa tanto para os estagiários como para a comunidade. “Porque a faculdade consegue trazer os conhecimentos e a comunidade aprende a aproveitar os valores nutricionais dos alimentos, como é o caso desta oficina. Nós ensinamos às crianças a fazerem sorvetes de frutas que elas geralmente têm em casa. Congelamos as frutas e depois batemos com leite, além de ser nutritivo, é gostoso e as crianças adoraram”, enfatizou.