Parceria entre Fundat e Unit viabiliza mais oportunidades de emprego ao cidadão

Formação para o Trabalho
27/08/2018 17h32

Com o intuito de alcançar cada vez mais espaços, se aproximar da população e viabilizar ainda mais cadastros de currículos e encaminhamentos de pessoas ao mercado de trabalho, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através de parceria firmada com a Universidade Tiradentes (Unit), participará pela primeira vez da edição da Feira de Estágio e Empregabilidade 2018. A participação no evento foi definida em reunião, ocorrida nesta segunda-feira, 27.

Neste ano, a ação acontecerá no mês de setembro, no campus Farolândia, localizado na avenida Murilo Dantas, e será aberto ao público em geral. Além disso, a feira fomentará a inclusão social ao promover um maior direcionamento de oportunidades de emprego à pessoa com deficiência (PCD), reunindo quarenta empresas atuantes no estado que estarão disponibilizando vagas de trabalho.

Na ocasião, a Fundat estará oferecendo os serviços de cadastro de currículo, pré-triagem e orientação profissional às pessoas que pretendem concorrer às vagas disponíveis. A ação fará com que o banco de currículos da Fundação aumente substancialmente, o que irá contribuir para a agilidade dos encaminhamentos no momento em que as empresas estiverem solicitando determinada mão de obra.

Segundo o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Márcio Rodrigo, a parceria será de grande valia para que, junto à Universidade, a Fundação consiga colaborar com o ingresso de ainda mais cidadãos ao mercado de trabalho. "Sempre buscamos estar inseridos nos grandes eventos de empregabilidade do município de Aracaju, e não poderia ser diferente vindo de uma solicitação da Unit, que já é parceira da Fundat. Pela primeira vez, o evento será aberto ao público em geral, o que traz uma amplitude muito maior, no tocante a mais oportunidades de ingresso dos universitários ao campo profissional, uma vez que quarenta empresas atuantes no estado estarão presentes. Além disso, as pessoas que moram perto da universidade terão mais facilidade em comparecer ao evento", afirmou.

De acordo com a coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Machado, a importância da promoção desse tipo de ação é a de estabelecer um elo entre a academia e o mercado de trabalho. "O que a Unit Carreiras quer com esse evento, objetivamente, é aproximar as empresas do mundo acadêmico e os alunos do mercado de trabalho, para que eles tenham acesso aos gestores de recursos humanos e perguntem o que fazer para entrar aqui, quais são as competências que precisam adquirir, e que eles façam, com isso, uma análise da vida acadêmica deles para que, ao sair da Universidade, eles não saiam como desempregados, mas sim como empregados. Vai ser muito bacana, é um evento que tem que ser agregador, é para juntar forças em prol do todo, de jovens e PCDs que precisam entrar no mundo do trabalho", explanou.

Para o coordenador de Políticas Públicas para pessoas com deficiência da Secretaria Municipal da Assistência Social, Murilo Oliveira, o evento dará um largo passo para a inclusão deste público no cenário profissional local. "O trabalho da Coordenação é o de fazer essa articulação interna e externa para que as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência sejam diminuídas. O mercado de trabalho é um grande desafio para todos nós. Fazer com que essas pessoas consigam chegar até ele e conquistar uma vaga, possibilitando a elas perspectivas de melhoria da qualidade da vida, é um grande desafio", enfatizou.