SMS discute linha de cuidado em Saúde Mental na atenção básica

Saúde
28/08/2018 17h58

Uma das diretrizes da atual gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é a construção da linha de cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária. Para finalizar o documento com esta diretriz, foi realizada uma reunião nesta terça-feira, 28, na Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com os representantes das unidades referenciadas.

A reunião mensal tem como objetivo acompanhar as ações realizadas nas referências em Saúde Mental. Durante os encontros, houve a discussão e elaboração do documento que detalha a linha de cuidado.

"Este documento deve ser submetido aos conselhos de classe e ao sindicato para nortear a prática dos profissionais e dar ciência aos enfermeiros, aos médicos e aos assistentes sociais de como é o nosso trabalho", informou o psicólogo Wagner Mendonça, referência técnica em Saúde Mental da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS.

Wagner explicou também que, através destas reuniões, as informações do processo de trabalho vão sendo atualizadas. "É um espaço que quando sentimos a necessidade articulamos com outras pessoas para discutir temas específicos. A gestão garante o espaço mensal de cogestão e de atualização de conteúdo e de informação. Muitas vezes contamos com os psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Consultório na Rua, mas hoje, como é um tema bem específico, estão presentes apenas os psicólogos que atuam nas referências de Saúde Mental da Reap", frisou.

A psicóloga da UBS Marx de Carvalho, Patrícia Helena Andrade, avaliou as reuniões como imprescindíveis e fundamentais. "Primeiro, para que haja o encontro de todos os profissionais. Pois há a troca de experiências, onde ficamos sabendo o que o colega está fazendo e discutimos as condutas. Segundo, porque podemos falar a respeito das nossas dificuldades e junto ter esta mediação da gestão, quer dizer, a gestão passa a ter conhecimento tanto das nossas condutas como das nossas dificuldades", destacou.

Recentemente, foram reorganizadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são referências em saúde mental, e a gestão está indo nas unidades apresentar o novo fluxo de atendimentos.