Biblioteca Clodomir Silva realiza oficina de brinquedos e fantoches com materiais recicláveis

Cultura
28/08/2018 17h37

O mês do folclore finaliza ainda com muitas atividades na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Nesta terça-feira, 28, foi realizada a 'Oficina de brinquedos e fantoches de materiais recicláveis' e acontece novamente no dia 30 de agosto. A iniciativa é gratuita e voltada para o público infanto-juvenil, com o objetivo de estimular as habilidades das crianças por meio do lúdico, mostrando a importância de preservar o meio ambiente.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Clodomir Silva, Fabiana Bispo, as atividades desenvolvidas reverenciam a história do folclore e também distancia o uso dos aparelhos eletrônicos. “Neste mês do Folclore, optamos por deixar de lado as novas tecnologias e ensinamos como confecciona alguns brinquedos, através de materiais recicláveis. Essa oficina ajuda a associar a teoria do folclore aprendida em sala de aula”.

Durante a visita, os alunos conheceram a exposição de brinquedos preparados com materiais recicláveis, como o pião feito de CD, pega varetas de palitos de churrasco, entre outros. Logo em seguida, colocaram a mão na massa e prepararam com jornais velhos e barbantes, o Balangandã e o Saci. “Essas atividades lúdicas despertam a criatividade das crianças e estimula a desenvolver a sua própria história”, ressaltou Fabiana.

Aproveitando bastante as atividades fora da sala de aula, o aluno Rafael Ferreira, de apenas 9 anos, afirmou estar muito animado por retornar para à biblioteca e garantiu que pretende praticar em casa as experiências aprendidas. “Eu estou muito feliz em estar novamente neste lugar, porque as brincadeiras são boas e interessantes. Hoje eu aprendi a fazer brinquedos e agora quero praticar muito mais com a minha mãe”, comentou.

A professora da turma do 5º ano do Colégio Unificado, Patrícia Natali, levou os seus alunos para participarem da oficina e agradeceu a Fundação Cultural Cidade de Aracaju pela oportunidade. “Sempre somos convidados pela biblioteca com intuito de desenvolver atividades lúdicas para as crianças sobre temas variados. Somos tão bem recebidos que os estudantes já pedem para vir aqui. Agradeço a Funcaju pela oportunidade de oferecer um espaço que instiga a educação”, destacou.