Cras Maria Diná promove oficinas enaltecendo beleza da mulher negra

Família e Assistência Social
29/08/2018 18h12
Início > Notícias > Cras Maria Diná promove oficinas enaltecendo beleza da mulher negra

Com o objetivo de retratar a beleza da mulher negra e a sua representatividade na sociedade, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 29, uma série de oficinas destacando e enaltecendo a beleza das mulheres de cor negra.

Amarrações de turbantes, maquiagem para pele negra, confecções de acessórios e artesanatos de bonecas. Essas foram algumas das oficinas destinadas aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da instituição. Para a coordenadora do Cras, Tatiana Souza, a promoção de oficinas temáticas funciona como uma estratégia de capacitação e de fomento do debate sobre assuntos de relevância para sociedade. “A gente tem uma população que, em sua maioria, é formada por negros, periféricos e mulheres. Nós sabemos que temos um histórico na sociedade de discriminação, de preconceito, de desvalorização. Temos que quebrar esses tabus e mostrar o poder desta mulher e o quanto ela representa para todo o mundo”, explica.

Vanessa Santos Lima é usuária do Centro de Referência. Ela aproveitou a oportunidade para participar do curso de maquiagem para pele negra. Para Vanessa, esse curso além de promover o aprendizado ainda aproxima a comunidade da instituição assistencial. “Não poderia perder a oportunidade. É sempre muito bom quando temos a possibilidade de aprender e estar aqui no Cras. Hoje, tirei um pouquinho do meu tempo para aprender algumas técnicas de maquiagem. Trazer cursos que reforçam a nossa beleza, enquanto mulheres negras, é algo que ajuda nesta luta contra a discriminação. Melhor ainda é que aqui eles ensinam e nós ficamos cada vez mais perto do Cras”, disse a autônoma.

Quem ficou responsável por passar um pouco dos seus conhecimentos sobre maquiagem para pele negra foi a Carol Raimundo. “É muito difícil encontrar produtos para mulheres negras. Eu tento mostrar que é possível encontrar, por mais difícil que seja, mas que também temos alguns métodos como misturinhas que podem nos ajudam e ainda nos ajudam a ficar ainda mais belas”, conta a maquiadora.