Seplog prepara requerimentos e prontuários para digitalização

Planejamento e Orçamento
29/08/2018 22h02

Dando prosseguimento ao projeto de padronização e virtualização de processos administrativos, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) realizou na noite desta quarta-feira, 29, mais uma ação extraordinária de mutirão visando o arquivamento de requerimentos finalizados e catalogação de prontuários, dos servidores ativos, que deverão ser digitalizados por empresa especializada.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Fernanda Feitosa Moura, destacou que  a medida visa proporcionar mais dinamismo ao serviço público municipal. "Vivemos numa era de constantes mudanças tecnológicas e, se não acompanhamos esse processo evolutivo, nos distanciamos cada vez mais da proposta da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que é excelência no atendimento ao cidadão aracajuano", disse, reconhecendo o comprometimento dos servidores na execução do projeto.

"Não há como falar em avanços sem pontuar a dedicação dos próprios servidores que atendem a cada convocação, e participam efetivamente com o desenvolvimento das nossas ações. E é isso que nos engrandece, o fato de ser partícipe do processo de construção de um projeto que não beneficia apenas os que fazem a Prefeitura, mas toda a sociedade", enfatizou.

Procedimento
Após o arquivamento e catalogação, os mais de 10.000 documentos serão destinados à empresa responsável pela organização, digitalização, microfilmagem e criação de tabela de temporalidade. De acordo com o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, a medida visa dar mais praticidade e eficácia nas ações da gestão municipal, dinamizando o fluxo das atividades.

"Além da guarda segura e profissional dos documentos, há a redução de custos, eliminação de ambiente insalubre e prejudicial à saúde dos servidores que lidam com as tarefas, o acompanhamento eletrônico dos documentos, além de um corpo técnico com formação em gestão documental, e a redução do risco de incêndio. A ideia é simplificar processos e otimizar resultados", explicou o secretário.

Investimento
Desde 2017 que a Prefeitura tem definido e executado ações, através do Planejamento Estratégico, cuja proposta é transformar Aracaju numa cidade inteligente, humana e criativa. Neste sentido, o governo municipal tem realizado diversos eventos a exemplo de capacitações contínuas dos servidores e implantação de ações estratégicas de gestão e resolutividade.

"Quando assumimos a Seplog, em março do ano passado, sentimos a necessidade de dinamizar a forma de atender o cidadão, e o Planejamento Estratégico tem sido um diferencial na execução dos serviços, haja vista os investimentos que vem sendo feitos em modernização , inclusive, com estudos para padronizar e virtualizar processos administrativos, seguindo a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira", pontuou Augusto Fábio.