Emei Nunes Mendonça realiza culminância de projeto sobre Folclore

Educação
30/08/2018 14h30
Início > Notícias > Emei Nunes Mendonça realiza culminância de projeto sobre Folclore

Agosto foi o mês do Folclore e diversas escolas da rede municipal de ensino desenvolveram projetos para celebrar a data comemorativa. Na manhã desta quinta-feira, 30, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professor Nunes Mendonça, localizada na Atalaia, realizou a culminância do projeto que desenvolveu com os alunos: apresentações teatrais, brincadeiras de roda, música e muita animação com os estudantes de até cinco anos de idade.

Aprender a cultura popular brincando foi um dos principais objetivos da atividade realizada pela Emei. Os principais personagens das lendas brasileiras foram interpretados pelos alunos que, com a ajuda das professoras e cuidadoras, representaram saci pererê, curupira, Iara, bumba meu boi e diversos outros seres encantados do imaginário popular brasileiro. “Eles aprendem brincando e praticando. Além de resgatar a cultura popular e nossas tradições, eles enriquecem o vocabulário, aprendem a se expressar, desenvolvem a criatividade. Tudo está dentro do nosso projeto pedagógico e aqui na nossa escola não deixamos passar nenhuma data comemorativa em branco”, explica a diretora da Emei, Ivanildes Santos.

Além das tradições nacionais, a cultura local também foi trabalhada. A turma de três anos representou o grupo folclórico 'Parafusos', da cidade Lagarto, interior do estado. “Precisamos também trabalhar a cultura local com eles, para fortalecer essa identidade. Alguns ainda são bem pequenos mas já entendem e gostam de participar. Eles confeccionam, juntos com as professoras, tudo que é utilizado na apresentação e, com isso, trabalham a coordenação motora, cortando, pintando. É uma forma de trabalhar os gestos e os movimentos”, afirma a coordenadora pedagógica da Emei, Alessandra Mota.

Segundo Vânia Oliveira, professora da turma de cinco anos, a atividade de culminância é resultado da dedicação de toda a comunidade escolar. “Há um empenho muito grande de todos nós, professores. Eu trabalho com temas folclóricos durante todo o ano, com lendas, parlendas e trava-línguas, porque eles se interessam muito, principalmente por causa das músicas. É bastante lúdico e é uma forma de desenvolver a aprendizagem deles. Se pedir para eles contarem uma história, eles contam com riqueza de detalhes, o que confirma que o método dá certo”, comenta.

Crianças com necessidades especiais que estão matriculadas na escola também são beneficiadas com atividades desta natureza. “Temos alunos com deficiência e, o fato de participarem de brincadeiras de roda, de pintar, cortar, confeccionar todo esse material junto aos professores, tudo isso ajuda no desenvolvimento motor”, finaliza a diretora Ivanildes.