Pontos de lixo transformados em jardins recebem atenção especial das equipes da Emsurb

Serviços Urbanos
30/08/2018 15h38


Transformar e preservar o que antes era lixo em cores e plantas. Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza o trabalho de manutenção nos 38 pontos de descarte irregular que receberam intervenção de paisagismo e foram transformados em jardins, de norte a sul da capital.

As ações de manutenção acontecem de forma planejada e são coordenadas pela Diretoria de Operações (Dirop), que analisa para cada tipo de espaço o serviço a ser desenvolvido. “Fazemos a manutenção fitossanitária dos jardins a cada 45 dias. Nossos agentes retiram o excesso de folhagens e repõem a terra, quando necessário. Também analisamos as condições do solo para saber a necessidade de adubação. Além disso, são feitos os serviços de capinação e podação”, explicou a coordenadora de Paisagismo, Kamila Santana.

A coordenadora explicou ainda que, a população tem recebido com bons olhos a iniciativa de combate ao descarte irregular desenvolvida pela gestão municipal e estão aderindo as adoções voluntárias dos espaços. “Os moradores estão, aos poucos, tendo consciência que essas transformações beneficiam a todos e estão se tornando nossos parceiros nos cuidados e manutenção dos jardins, o que nos deixa muito satisfeitos, pois fica algo mais humanizado”, enfatizou Kamila.

As intervenções paisagísticas em pontos viciados de descarte irregular de lixo já foram realizadas pela empresa municipal em várias localidades da cidade a exemplo das avenidas Francisco Moreira, no bairro Luzia, e Alan Kardec, no Getúlio Vargas, no conjunto Costa Nova, na região da Zona de Expansão, nos bairros Bugio e Coqueiral,  sendo as mais recentes na rua Rio Grande do Sul, no bairro Novo Paraíso e outro no Inácio Barbosa. Nos projetos de jardinagem são utilizados, além dos pneus, terra vegetal, grama esmeralda e mudas ornamentais.

Descarte irregular é crime 

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação. O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013. Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 50 mil reais a, até mesmo, detenção. Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, no que se refere aos danos causados ao meio ambiente.

As denúncias podem ser feitas pela população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pela Sema nos telefones 98149-2497 ou 3225-4178, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.