Obra de saneamento traz mudanças urbanísticas e sociais ao Japãozinho

Obras e Urbanização
30/08/2018 17h22

Interrompidos nos últimos quatro anos, os investimentos em obras estruturantes voltaram a acontecer desde 2017 em vários pontos da cidade e hoje já é uma realidade em locais que por algum tempo os moradores conviviam sem as condições básicas de cidadania. Um exemplo é o caso do bairro Japãozinho, zona Norte, onde a Prefeitura de Aracaju corrige um antigo problema e consolida o saneamento e a mobilidade da área mais baixa do bairro.

O projeto constitui na implantação de um canal de macrodrenagem, pavimentação e sinalização e vertical das ruas antes quase intransitáveis. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, esta é mais uma parceria entre o município e o Governo Federal que está dentro do que preconizam as diretrizes adotadas pelo Planejamento Estratégico, que pretende tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa.

Com dimensões de mais de 100 metros, o novo canal vai absorver o material produzido nos domicílios e dar vazão às águas pluviais e acabar com a infestação de insetos que antes ocorriam na região. Também será implantado cerca de mil metros de meio-fio de concreto, 463 m² de pavimentação em concreto e por fim 3.696 m² de pavimentação em paralelepípedo.

Cronograma

Com cerca de 30 operários trabalhando diariamente a obra segue adiantada e já conta com mais da metade do canal coberto e parte significativa do sistema de microdrenagem que será interligado ao canal já finalizado. Após essa fase, será iniciada a implementação da base necessária para o piso asfáltico e a sinalização horizontal.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, estas obras corroboram todo o trabalho feito pela gestão para alcançar novos índices de melhorias de vida dos aracajuanos e projetar a cidade para o futuro. "Este canal vai ser de suma importância para a captação da drenagem dos bairros Japãozinho e Cidade Nova e vai mitigar todos os vetores de doenças provocadas por insetos. Em seguida, com a pavimentação das ruas, asseguraremos mais mobilidade e acessibilidade para os moradores", destaca Ferrari.