Obra no Coqueiral já pavimentou mais de 90% das ruas

Obras e Urbanização
03/09/2018 13h40
Início > Noticias > 78022

Caminhar por ruas urbanizadas. Esta condição tão simples, direito básico do cidadão, está sendo assegurada pela Prefeitura de Aracaju aos moradores do bairro Coqueiral, zona Norte da capital. Depois de retomar os investimentos que vão possibilitar mais dignidade e condições básicas de saneamento, a administração municipal segue executando a obra, que contempla 23 ruas do local com infraestrutura, saneamento básico e mobilidade.

Orçada em cerca de R$ 6,1 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, a obra inclui implantação de drenagem pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas com alvenaria e pedras e implantação de passeios, transformando a paisagem e a garantindo qualidade de vida para as famílias que vivem no local.

Apresentando problemas que foram originados desde a sua ocupação e concentrando uma população socialmente vulnerável, o Coqueiral está sendo redesenhando urbanisticamente e possibilitando a inclusão de sua população dentro de uma política que valoriza os espaços urbanos e focaliza nos índices de melhorias da qualidade de vida. Está sendo assim no bairro e em todas as obras tocadas atualmente em outras partes da cidade.

Ritmo da obra

Com aproximadamente 80% dos serviços já executados, a obra se encaminha para a conclusão e contra as ações na pavimentação das ruas e construção de calçadas e passeios. No caso do pavimento, cerca de 90% das vias já foram contempladas, enquanto em outras frentes de trabalho são feitas os acabamentos e, em sequência, a implantação dos demais equipamentos urbanos.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ressalta o fato de uma obra tão complexa e encontrada paralisada se encaminhar para a conclusão com grande êxito. "Esta é uma daquelas obras que para a engenharia é desafiadora e para leigos é encarada com algum descrédito. Retomamos a obra em meados de 2017, demos seguimento à parte mais complexa, que era a implantação da base e a abertura de vias na área mais alta do bairro, e agora, com quase todas pavimentadas, já se percebe um novo cenário. Engenharia não faz milagre, apenas é um instrumento de mudanças para gestões comprometidas como é a do prefeito Edvaldo Nogueira", destaca Ferrari.