Gestores da saúde participam de seminário integrado materno-infantil

Saúde
03/09/2018 18h03
Início > Noticias > 78027

Com o objetivo de contribuir para a implementação de boas práticas de assistência ao parto e ao recém nascido em maternidades, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participaram do I Seminário do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) e QualiNEO, realizado no auditório da Universidade Tiradentes.

Segundo o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, o seminário qualificou profissionais de hospitais universitários e de ensino, atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia. "Propondo iniciativas para implantação e replicação de boas práticas relativas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual. Nossa participação serviu também para dar apoio e fazer valer as estratégias tanto do QualiNEO como do ApiceON, no sentido de expandi-las na saúde de Aracaju", explicou.

Com uma plateia composta de profissionais, preceptores e comunidade acadêmica de maternidades, o Seminário inovou ao incentivar os participantes a doarem frascos de vidro com tampa para serem usados para o armazenamento de leite materno doado. O evento foi aberto com uma conferência, onde foram discutidas as ações complementares para a inovação do cuidado e ensino em articulação.

Já no segundo dia de atividades, foram apresentadas experiências exitosas em Sergipe no âmbito dos projetos articulados, falando sobre experiência na inserção da enfermagem obstétrica na assistência ao parto, apresentando experiências em contato pele a pele, sobre as doulas da amamentação e o papel do banco de leite na rede estadual.

De acordo com a área técnica materno-infantil, Cristiani Ludmilla, também foram debatidos indicadores de saúde do estado, e feitas diversas apresentações do trabalho realizado nas maternidades. "Foi uma boa oportunidade para dialogar em conjunto com as diversas instituições que atendem mulheres e crianças. Juntos encontrarmos soluções para melhoria dos indicadores", disse.

Apice On

É uma iniciativa do Ministério da Saúde, de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, que propõe a qualificação nos campos de atenção, cuidado ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós-aborto, atenção às mulheres em situações de violência sexual e de abortamento e aborto legal. As unidades hospitalares contempladas devem possuir algumas características: de ensino universitário e que atuam como unidade auxiliar de ensino, no âmbito da Rede Cegonha. O propósito é ampliar o alcance de atuação dos hospitais na rede SUS e também reformular ou aprimorar processos de trabalho e fluxos para adequação de acesso, cobertura e qualidade do cuidado.

QualiNEO

É uma estratégia do MS que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. Visa qualificar as práticas de atenção ao recém-nascido de risco, que integra diversas ações voltadas à saúde da criança.