Políticas de responsabilidade socioambiental são implementadas na Sema

Meio Ambiente
04/09/2018 11h16

Obter eficiência na atividade pública enquanto promove a conservação do meio ambiente. É com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem desenvolvendo práticas em favor da sustentabilidade, através do programa de responsabilidade socioambiental, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
 
O programa A3P é instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi aderido pela Sema no ano de 2015. Desde então, o órgão ambiental vem avaliando as medidas necessárias para alcançar um dos principais objetivos, que é reduzir os gastos dentro do órgão através de práticas mais conscientes e sustentáveis. 
 
O MMA estrutura o programa A3P em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5R's: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no trabalho; construções sustentáveis; licitações sustentáveis; e inclui também nesse processo a comunicação institucional. 
 
O programa é desenvolvido por meio da comissão gestora da Sema, supervisionada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, e composta por um grupo de servidores, tendo um representante de cada setor, que promove reuniões para determinar e conduzir medidas necessárias com base nos eixos temáticos trabalhados. 
 
Para o secretário Augusto Cesar Viana, realizar a adoção de princípios sustentáveis dentro da gestão pública exige mudanças de atitudes e de práticas. “É de grande importância adotar um programa como esse em um órgão público, pois, além de contribuir para a melhoria da eficiência da instituição, com menos gastos, isso favorece, principalmente, na diminuição de impactos ao meio ambiente, gerando também uma melhor qualidade de vida no âmbito de trabalho. E a nossa proposta é ampliar essa gestão sustentável para todas as secretarias municipais, objetivando o engajamento de todas”.

Práticas sustentáveis
 
O uso racional de recursos naturais e bens públicos é trabalhado a partir do monitoramento de consumo em geral, adotando novas práticas a fim de reduzir os impactos ambientais e gastos públicos. Até julho, por exemplo, os indicadores 2017 a 2018, apresentaram uma economia de mais de 40% em papel e copos descartáveis e 6% em custos nos combustíveis. “Já aplicamos medidas para o consumo de água e energia e começamos a monitorar para sabermos o quanto foi reduzido”, afirma o analista ambiental da Sema e coordenador da A3P, Cleverton Costa.

Segundo Cleverton Costa, na gestão adequada dos resíduos gerados, a Sema adotou a coleta bi seletiva, por ser um órgão que não tem um perfil de grande gerador de resíduos, no qual separa o resíduo reciclável, que é recolhido todas às quartas-feiras pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE); e não recicláveis, que são tratados como lixo comum. Além de oferecer o ecoponto de óleo de cozinha, estimulando a evitar o descarte incorreto deste produto.

Uma das boas práticas realizadas pelo órgão é o incentivo ao reuso e à reciclagem de jornais, transformando esses materiais em obras de arte, como em porta-retratos, cestos de lixo, porta canetas, dentre outros materiais a serem utilizados pelos próprios servidores. Esse trabalho é feito, há mais de 20 anos, pela Oficina de Papel, mantida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o objetivo de promover a preservação ambiental. “Durante a VI Semana do Meio Ambiente, realizada entre dias 5 a 9 de junho, as artesãs da Oficina de Papel da Emsurb ministraram um minicurso, em que alguns servidores da Sema participaram e hoje já estão colocando em prática o que aprenderam, fazendo belas obras com jornais”, destaca Augusto Cesar Viana.

Outra prática adotada foi a instalação do bicicletário na Sema, uma forma de estimular a redução de emissões de CO2 na atmosfera e à prática de atividades físicas dos servidores e colaboradores para a própria qualidade de vida, que aliada à Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), também oferece aos servidores da Sema, todas as terças e quintas-feiras, ginástica laboral.

Na parte da responsabilidade social a Sema trabalha junto ao Conselho Comunitário de Execuções Penais (CCEP), com a reinserção social de egressos do sistema prisional que exercem suas atividades no Horto Municipal e na sede da Sema. “E por fim, a comunicação institucional desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da Sema, que cria e veicula materiais de sensibilização para a disseminação do trabalho da A3P, dando a oportunidade da sociedade e outros órgãos municipais conhecerem essas iniciativas e estimular a prática sustentável”, conclui Cleverton Costa.