Saúde realiza Oficina de Acolhimento para recepcionistas contratados através do PSS

Saúde
04/09/2018 17h10
Início > Notícias > Saúde realiza Oficina de Acolhimento para recepcionistas contratados através do PSS

Com o objetivo de orientar e capacitar os novos profissionais de atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou a Oficina de Acolhimento dos profissionais contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Saúde para o cargo de Recepcionista.

A oficina foi realizada nesta terça-feira, 4, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), e contou com a participação dos profissionais que atuarão na Rede de Atenção Primária (Reap). “Estamos fazendo um primeiro momento, que é de pensar nesta função que eles vão ocupar, pois a qualidade no atendimento exige comprometimento. Discutimos também o processo de trabalho, como é o funcionamento dentro das Unidades Básicas de saúde e o Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep), veio aqui e orientou sobre o fluxo de como ser servidor, quais os direitos e deveres dos profissionais”, explicou o coordenador do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), João Sampaio Martins.

Ainda de acordo com João, a conversa serviu para levantar os atuais problemas atuais dentro dos setores, que dizem respeito à forma de comunicação de seus funcionários, com o intuito de buscar combatê-los.

“Você é quem determina como tratará as outras pessoas. É na recepção que se define o restante do atendimento, ficando a primeira impressão de todo o serviço. Para o atendimento é preciso gostar de servir, de lidar com gente, ser extrovertido e ser positivo. Abordamos também, a humanização no atendimento, que é algo muito importante oferecido ao paciente, e que baseia-se no diálogo, respeito ao outro, responsabilidade, cooperação, compartilhamento de poder e promoção da comunicação”, falou.

Avaliação positiva

Para a profissional contratada que participou da oficina, Marieli Iris Menezes, o momento é de comemorar um sonho realizado, mas também de aprender cada dia mais sobre a profissão escolhida. “Estou grávida e muito ansiosa, mas bem esperançosa de que tudo vai dar certo. Percebo que o sistema em Aracaju está organizado e isso é muito bom. Achei importante este acolhimento porque está bem informativo, nos passaram tudo que precisamos saber para não chegarmos perdidos na unidade. Gostei bastante da iniciativa”, opinou.

Outra contratada, Ana Ruthe Oliveira reforça a grande expectativa para o início das atividades e destaca a importância do bom atendimento ao usuário do SUS. “Na recepção, não se pode murmurar, se queixar, reclamar e lamentar, pois as pessoas que chegam já estão em situação de fragilidade devido à saúde, e hoje aprendemos ainda mais a sermos humanizados”, falou.

Sobre o PSS

Ao todo, 6.772 mil profissionais se inscreveram as 65 vagas do PSS da Saúde para recepcionistas, o que representou uma concorrência de 104 pessoas por vaga, demonstrando, assim, a respeitabilidade e seriedade do processo, que transcorreu com legalidade e transparência. “Hoje, ao acolher estes novos trabalhadores, temos como única finalidade recompor a nossa rede e levar o serviço de saúde de melhor qualidade para a população”, acrescentou o coordenador do Ceps.

Além do acolhimento, são atribuições dos recepcionistas das unidades realizarem atendimento telefônico e fornecer informações aos usuários; realizar marcações e agendamentos de consultas e procedimentos; efetuar inserção de exames e procedimentos no sistema de regulação/marcação; efetuar digitalizações, recebimentos e liberações de autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC's) e Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's); fornecer informações aos servidores e usuários sobre agendamentos, serviços ofertados pela equipe em serviço; realizar abertura, arquivamento, retirada e organização de prontuários, impressos e documentos administrativos.