Comunidades do Santa Maria são contempladas com obras de saneamento

Obras e Urbanização
04/09/2018 17h59

O bairro Santa Maria, zona Sul da capital, está recebendo investimentos que irão melhorar tanto o saneamento básico quanto a urbanização de aproximadamente 90 ruas que fazem o traçado urbanístico de vários conjuntos residenciais do segundo bairro mais populoso a capital. São cerca de R$ 10 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, que beneficiarão milhares de pessoas que, por muito tempo, sofriam coma falta de infraestrutura do local.

As obras em execução atendem as demandas estruturantes de comunidades como as invasões da Terra Dura e Santa Maria, loteamento Senhor do Bonfim, e chegam aos conjuntos Padre Pedro e adjacências. Embora concentrada na fase inicial mais focada na terraplenagem e início da implantação de sistema de drenagem de todos os conglomerados residenciais incluídos no projeto original, a obra também contempla a pavimentação de todas as vias e o alargamento do canal de macrodrenagem que corta a segunda tapa do conjunto Padre Pedro.

No caso do canal além de já ter feito praticamente toda a interligação entre as redes, os serviços estão em andamento tanto no revestimento da parte interna mais profunda e no ajardinamento da parte superior e das margens que segue durante toda a sua extensão.

Iniciadas em períodos distintos, a obra do Padre Pedro já chaga a pouco menos de 35% executada, enquanto os serviços das ruas da parte superior do Santa Maria, onde estão localizadas as invasões da Terra Dura e do loteamento o Senhor do Bonfim já está com quase 10% concluídos.

Esta realização do governo municipal no Santa Maria beneficia de forma direta ou indiretamente os quase 40 mil pessoas que vivem na região e vai possibilitar um novo rearranjo urbanístico e social, como destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sergio Ferrari. "Há estudos comprovando que possuem urbanizadas e mais arejadas tendem a diminuir algumas manchas de problemas relacionadas a sensação segurança e até o empoderamento de quem vive em locais nestas condições. Esta obra vai corrigir problemas no saneamento básico e na mobilidade do Santa Maria, mas também tem por característica as contribuir para amenizar as barreiras sociais", afirma o secretário.