A beleza do paisagismo urbano não se restringe apenas à escolha das espécies plantadas. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, através das equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, diariamente, a irrigação das praças, jardins e canteiros das principais avenidas da capital. O serviço, que muitas vezes passa despercebido por parte dos cidadãos, permite a conservação de áreas verdes, limpeza de espaços públicos e é integrado a programação diária montada pela Diretoria de Operações (Dirop), por meio da Gerência de Áreas Verdes.
De acordo com o coordenadoria de irrigação da Empresa Municipal, o serviço funciona nos horários das 7h às 17h30 e das 22h às 6h. Além de otimizar a ação, os trabalhos no turno da noite evitam transtornos ao trânsito, principalmente nos grandes corredores de veículos da cidade. Atualmente, 21 profissionais, divididos em sete equipes executam o trabalho que garante a vitalidade das plantas em avenidas, praças e canteiros. O setor atende ainda outros tipos de demanda a exemplo da limpeza dos mercados setoriais.
O serviço, que é realizado com o auxílio de sete veículos conhecidos tradicionalmente como carros-pipa, com capacidades de 8 mil litros e 15 mil litros, consome cerca de 250 mil litros de água por dia. Além dos poços artesianos em algumas praças, a empresa utiliza água de quatro bases de abastecimento, localizadas no conjunto Manoel Preto, no bairro Industrial, na Praça Olímpio Campos, no Centro, Praça Horácio Martins, no bairro Pereira Lobo e na sede da Dirop, no bairro Siqueira Campos.
"O paisagismo urbano traz muitos benefícios para aqueles que transitam pelas vias públicas da cidade”, destacou o coordenador de irrigação, Anderson Teles.
Verde que agrada aos olhos
Para Jorge dos Santos, comerciante de guloseimas na praça Getúlio Vargas, no bairro São José, o serviço de irrigação contribui para a beleza da cidade. “Trabalho aqui nessa praça há mais de 20 anos e acompanho de perto o trabalho e o cuidado do pessoal. Sempre estão molhando as plantas. É um serviço importante porque deixa Aracaju ainda mais bonita”, destacou.
A eficiência do trabalho é motivo de satisfação não só para a população aracajuana. O paulista Michel Borges há uma semana na cidade, contou que, além da organização e limpeza, o verde das praças da capital foi algo que o surpreendeu. “É a primeira vez que venho aqui e estou encantado com o que vejo. Percebi que a cidade é bem cuidada, principalmente nas suas áreas verdes. Circulei por algumas praças e sempre vi alguém cuidando e irrigando as plantas. Isso é muito bom, pois agrada aos olhos”, enfatizou o turista.