Servidores da Sema participam de curso sobre sustentabilidade na Administração Pública

Meio Ambiente
11/09/2018 13h21

Com o objetivo de adquirir mais conhecimento para promover a implementação de práticas de sustentabilidade, visando à proteção do meio ambiente e, consequentemente, à economia de recursos, os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) participam, nos dias 10 e 11, do “Curso de Sustentabilidade em Administração Pública”. O evento é fruto da parceria do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TSE/SE) com o Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Consbaju), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).
 
O foco do curso é apresentar aos gestores municipais e estaduais, assim como aos representantes do poder legislativo e judiciário, o que é a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); e fortalecer a gestão municipal sob o ponto de vista ambiental. As palestras abordam seis eixos temáticos relacionados à A3P, como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis e construções sustentáveis. 
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, é de extrema importância desenvolver cursos que envolvem a A3P, pois isso possibilita o conhecimento do programa por parte dos servidores, facilitando o seu melhor desenvolvimento dentro da administração pública. “A Sema aderiu a A3P em 2015 e de lá pra cá já obtivemos resultados muitos positivos, como a redução de gastos significativos de combustíveis, papéis e copos descartáveis. E o nosso objetivo é continuar com essa proposta, desenvolver práticas em favor da sustentabilidade para obter eficiência na atividade pública, enquanto promovemos a conservação do meio ambiente. E a ideia é ampliar essa gestão sustentável para todas as secretarias municipais”, afirma. 
 
O analista ambiental da Sema e coordenador da A3P, Cleverton Costa, também destaca sobre a importância da participação dos órgãos municipais. “Nesse curso tivemos o conhecimento com bons exemplos e boas práticas da A3P desenvolvidas em entidades de outras cidades brasileiras, por exemplo. Também foi uma forma de apresentarmos as experiências da Sema com o uso dessas práticas da política socioambiental e, ao mesmo tempo, fazer um convite a outras secretarias para a adesão ao programa, porque a nossa missão, enquanto órgão ambiental, é difundir e implementar a A3P em todos os setores da Prefeitura de Aracaju”, conclui.