SMS participa do Encontro Nacional de Consultórios na Rua

Saúde
12/09/2018 11h28
Início > Notícias > SMS participa do Encontro Nacional de Consultórios na Rua

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participam até a próxima sexta-feira, 14, do III Encontro Nacional de Consultórios de/na Rua, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O encontro, que se iniciou nesta quarta-feira, 12, é promovido pela Rede Nacional de Consultórios de e na Rua e, tem como objetivo abrir diálogos sobre o cuidado em liberdade, a defesa da democracia e sobre a precarização das políticas públicas que atendam diretamente às pessoas em situação de rua.

Uma das representantes da Saúde de Aracaju no evento, a técnica do Consultório na Rua da SMS, Kátia Silvina Gonçalves, ressaltou a importância da troca de experiências com outros profissionais que atuam na área.

“É um momento rico em vivências, fundamental para a abordagem de diversos temas, inclusive, para reforçar possibilidades de melhoria das relações Inter setoriais como perspectiva de ampliar a linha de cuidado e, demais demandas apresentadas no acolhimento desta população tão crescente, vulnerável, fragilizada e que busca na visibilidade, a Autonomia do Sujeito", explicou.

A implantação da Equipe de Consultório na Rua em Aracaju aconteceu em 2015, e teve diversos objetivos, sendo, o Cuidar o maior desafio na perspectiva de promover Saúde.

"No transcorrer destes três anos de atuação, o consultório fomenta diálogos importantes, intra-setorialmente como linha de cuidado e, intersetorialmente como ampliação deste cuidado e, assim, no fazer cotidiano a equipe propõem uma visibilidade positiva. A conversa é o primeiro contato de vinculação e, a escuta qualificada é o diferencial da equipe, pois, cuidar do outro é cuidar de si", disse.

A técnica relatou também, sobre o entusiasmo da equipe em aproveitar estes momentos, como espaços de troca, de experiências e, também de novas aprendizagens, que podem ser aplicadas como proposta didática interativa, nas atividades de promoção e prevenção como ferramentas de educação em saúde.

"As abordagens discutidas neste primeiro dia, trazem à tona um apanhado de questões diretamente ligadas ao papel dos consultórios em relação ao cuidado, processo de trabalho, encaminhamentos, equipes de retaguarda e, principalmente continuidade de ações promotoras e favoráveis ao bem estar e cidadania da pessoa em situação de rua. No decorrer das atividades, tivemos mostras de experiências exitosas e, através delas, conhecemos outras vivências e novos olhares sobre melhorias no cotidiano do processo de trabalho. Participam do encontro, as profissionais da SMS, Ellen Dayane Menezes, Izabel Ribeiro de Castro e Maria Luzia Bispo", enfatizou.