Saúde de Aracaju promove ação alusiva ao Setembro Dourado

Saúde
13/09/2018 17h10
Início > Noticias > 78133

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de um a 18 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, são tão necessários a prevenção e combate à doença, sobretudo neste mês de setembro, em que a luta contra o câncer infantojuvenil ganha mais visibilidade, por meio do “Setembro Dourado”.

Reconhecendo a importância da campanha, que ocorre em todo o país, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta quinta-feira, 13, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Max Carvalho, uma roda de conversa, com o objetivo de alertar à sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer infantojuvenil.

As ações educativas também visam divulgar os principais sinais e sintomas da doença ao maior número de pessoas. “Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas existem outros tipos de câncer nesta faixa etária. Os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Assim, os pais, avós, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças, devem estar atentos aos sinais e sintomas”, explicou  a referência técnica do Programa Saúde da Criança da SMS, Cerisa Ribeiro Bonfim.

Sintomas e alerta

Embora nenhum pai ou mãe queira descobrir se seu filho está com câncer, é preciso atenção aos sinais para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, aumentando as chances de cura da pessoa e minimizando as possíveis sequelas.

Dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista.

Para a enfermeira Helissandra Alves, o aparecimento de um ou mais desses sintomas não indica especificamente um diagnóstico de câncer, mas eles devem ser investigados através de avaliação feita por um especialista, com exames clínicos, radiológicos e laboratoriais. “A aquisição de hábitos de vida saudáveis nesta fase é uma estratégia para ajudar as crianças a se manterem por mais tempo saudáveis, evitando o câncer e outras doenças crônicas na idade adulta. Na infância e na adolescência ocorrem mudanças, não apenas biológicas, mas também psicológicas, que podem ser modificadas de forma favorável ou desfavorável ao desenvolvimento de doenças. As pessoas devem ficar atentas também para a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama”, enfatizou.