Prefeitura inicia Inventário de Arborização Urbana

Meio Ambiente
13/09/2018 11h53

Os recursos digitais trazem novas possibilidades de execução de ações, promovendo uma melhor eficiência a estes trabalhos. Assim está sendo com a proposta de melhorar o planejamento e a requalificação da arborização da capital sergipana.  A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), iniciou as atividades do Inventário de Arborização Urbana, que contará com o auxílio de uma ferramenta tecnológica, a fim de garantir dados mais específicos sobre a arborização da cidade. 

Um sistema online foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação (T.I) do órgão ambiental, que realizará o mapeamento geral das árvores da cidade, sendo feito o cálculo de índice de áreas verdes do município, com o levantamento do quantitativo de árvores existentes e o seu déficit de arborização.

Os desenvolvedores de sistemas da Sema, Euler Neto, Victor Carity e Lucas Brabec, auxiliaram os servidores da arborização para o manuseio inicial do sistema. Lucas explica que “O Inventário é um sistema web, um endereço de um recurso disponível na internet, um Localizador Padrão de Recursos (URL), em que o servidor, por meio do link disponibilizado, realiza o seu cadastro para ter acesso e utilizar o programa. Ele é um sistema para cadastrar árvores, novas espécies e conseguir catalogar o inventário arbóreo da cidade”’.

Segundo a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, esse é um subprojeto do programa Aracaju Sustentável, que faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura. “O Inventário apresenta um diagnóstico da atual situação arbórea da cidade, e isso nos dá o horizonte de planejamento, por exemplo, em quanto tempo temos que fazer e promover ações para aumentar o índice de áreas verdes no município; quais são os locais da cidade que têm o maior déficit de árvores. O Inventário vai trazer todas essas informações para gente e, com isso, iremos saber quantas árvores temos que produzir, quantas precisam ser plantadas ou substituídas devido à debilidade em que se encontram”, detalhou.

As equipes de arborização, juntamente com o setor de T.I da Sema, iniciaram as atividades do Inventário realizando o cadastro da situação arbórea do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira,  identificando as espécies, a quantidade e o estado de vida de cada uma, a fim de obter um mapeamento geral da cobertura arbórea do parque.

Essas informações são sistematizadas em um banco de dados e poderão ser trabalhadas ao longo de dez a vinte anos. A ideia é seguir com o mapeamento em outros pontos de Aracaju. “Iniciamos no Parque da Sementeira, mas iremos seguir o Inventário com o cadastramento de outras partes da cidade, como o Parque dos Cajueiros, Parque da Cidade e, principalmente, nas praças e avenidas do município, para que consigamos fazer com que o cenário da arborização de Aracaju seja outro daqui a alguns anos, baseando-se nos dados exatos que serão coletados”, concluiu Carla Zoaid.