Ações de combate ao descarte irregular recebem apoio da população

Serviços Urbanos
19/09/2018 17h42
Início > Noticias > 78204


A qualidade da limpeza pública na capital tem avançando, isso graças ao trabalho intenso realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que tem levado para a população serviços contínuos e eficientes, a exemplo da coleta  de resíduos denominados volumosos. 
 
A ação, que visa combater o descarte irregular em pontos críticos da cidade, está incluída na programação de serviços da Diretoria de Operações da empresa. O material chamado de volumosos, diz respeito a móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens, peças de madeira, sobras de poda e outros itens não provenientes de processos industriais. 
 
Diariamente, com o suporte de máquinas pás carregadeiras e caçambas, além do auxílio de agentes de limpeza munidos com gadanhos e pás, as equipes percorrem os bairros para garantir a destinação correta desse tipo de resíduo produzido pela população. Segundo dados da Coordenadoria de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, a empresa municipal coletou, nos últimos três meses, mais de 23 mil toneladas de resíduos volumosos em pontos espalhados pela capital.
 
Apesar da coleta domiciliar ser realizada regularmente em toda a cidade e de haver 95 caixas estacionárias disponibilizadas para descarte, sendo 72 para lixo, 23 para entulho, é comum o flagrante de moradores e carroceiros que despejam todo o tipo de material em terrenos baldios, calçadas e até margens de canais. A empresa ainda disponibiliza o serviço do Cata Treco e o Ecoponto, localizado no Bairro Industrial. O local, foi preparado para receber resíduos da construção civil, volumosos, limitados a 1 m³ por descarga, e seletivos como os resíduos recicláveis e eletrônicos. 

Exemplo a ser seguido
 
Em algumas localidades, o esforço da gestão municipal para deixar a casa em ordem está sendo reconhecido e recebe a ajuda dos moradores, como Eduardo Conceição. Ele, que é morador há mais de 25 anos, do conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, é um exemplo a ser seguido quando o assunto é o descarte correto dos resíduos produzidos em sua residência. “Não há motivo para as pessoas jogarem lixo e entulho em lugares indevidos. Aqui no bairro temos a coleta de lixo e as caixas, então não custa nada cada morador colocar lá o entulho e outros materiais”, informou Eduardo, enquanto fazia o descarte em uma caixa estacionária.
 
Para a dona de casa Eliene Santos Lima, depois da instalação das caixas estacionárias o conjunto ficou com um aspecto mais agradável. “A Prefeitura está fazendo um bom trabalho. O Tamandaré ficou bem mais limpo depois dessas caixas, além dos caminhões que passam com frequência fazendo a coleta do lixo”, enfatizou.
 
O sentimento de apoio ao trabalho desenvolvido pela administração do município, também foi demonstrado nas palavras do autônomo Domingos Santos do Nascimento. “Quando vejo algum morador jogando lixo ou entulho em local indevido eu faço a minha parte e reclamo. É nosso dever colaborar com a gestão pública", frisou.