Visando sempre o aprimoramento dos serviços prestados à população e a importância dos profissionais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira, 20, uma capacitação com o objetivo de promover a prevenção acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos, como sangue e secreções, que podem oferecer riscos à saúde.
A ação foi realizada através do Centro de Especialidade Médica (Cemar) – Augusto Franco, em parceria com o Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest). O público-alvo foram os trabalhadores que atuam na saúde do município.
A enfermeira do Cerest Vanessa da Rocha afirma que a iniciativa é importante porque promove capacitação com o intuito de estabelecer condutas capazes de garantir o atendimento imediato aos trabalhadores acidentados. "Essa capacitação objetiva conscientizar e alertar os trabalhadores sobre riscos e providências mais imediatas que devem ser adotadas para a prevenção de infecções adquiridas por vírus como o HIV, hepatite B e C", explicou.
Segundo a gerente do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Albuquerque, na rotina dos trabalhadores, acidentes podem acontecer, e prevenir é sempre a melhor opção. "A maioria dos profissionais que se envolve em acidentes sequer conseguem lembrar como aconteceu. Na rotina ocupacional, os trabalhadores têm de prestar mais atenção, fazer a parte deles na prevenção de acidentes, e cabe aos gestores capacitar e garantir os Equipamentos de Proteção Individual [EPIs]. As próximas capacitações serão sobre lesão por esforço repetitivo [LER] e em seguida sobre os transtornos psicológicos. Queremos motivar e fazer com que nossos profissionais sejam multiplicadores da saúde", enfatizou.
Para a auxiliar de saúde bucal Isabela Ferreira, a capacitação foi bastante produtiva. “Tiramos todas as dúvidas e ficou bem esclarecido qual o fluxo que deve ser realizado se acontecer algum acidente”, falou.
Assistência imediata
Boa parte dos profissionais de Saúde desconhece os procedimentos de pós-prevenção no momento do acidente de trabalho. Para isso, o Cerest desenvolveu o protocolo de Exposição a Materiais Biológicos, visando orientar os profissionais.
O município de Aracaju já conseguiu estruturar, no Hospital Zona Sul, o atendimento emergencial aos trabalhadores vitimados em acidente biológicos. O objetivo desta normatização é garantir a organização de dados epidemiológicos que servirão de base para ampliar as políticas públicas para os trabalhadores da Saúde.
Sobre o Cerest
A nova sede do Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest), funciona diariamente das 7h às 19h. Para mais informações, é só ligar para os números (79) 3179-2792, ou ir até a sede do órgão localizada no Edifício Maria Feliciana, 19º andar, no bairro Centro.