Programa Comunidade e Família leva informação e recreação ao Porto Dantas

Juventude e Esporte
20/09/2018 19h48

Com o tema Comunidade e Família: Cuidados e Valores, os moradores do bairro Porto D'antas receberam, nesta quinta-feira, 20, a Ação Comunitária Diálogo Popular. Organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, o evento contou com oficina recreativa, atendimento de saúde, corte de cabelo, informações de estágio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e de trabalho através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), além de apresentações de capoeira e flauta, realizadas pelos próprios moradores.

Com objetivo de promover bons valores através da prática de atividades dentro das comunidades, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) disponibilizou os profissionais de Educação Física do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) para realização de ações recreativas. De acordo com o coordenador de Espaços Esportivos da Sejesp, Cristiano Poconé, iniciativas como essa fomentam a união e um momento de lazer entre os moradores do bairro. "Apoiamos o evento por meio dos estagiários que realizaram atividades lúdicas no local. Eles criam brincadeiras novas com bambolê, com bola, é uma grande interação. É através dessas dinâmicas propostas pelos nossos profissionais, que promovemos a aproximação das pessoas da comunidade".

Ao longo da ação, o público recebeu a orientação sobre o ID Jovem, programa do Governo Federal que beneficia jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos, que têm direito a viajar de graça a destinos interestaduais, além de ofertar desconto de 50% na entrada de eventos artístico-culturais e esportivos: shows, teatro, cinema, espetáculos circenses e programas educativos de esporte e lazer em todo o território nacional. Representante do ID Jovem, Francisco Albuquerque, diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Sejesp, foi o porta-voz do programa.

“A importância de um evento como esse surgiu a partir da percepção de que a comunidade estava dispersa na questão dos conhecimentos e do acesso a alguns direitos assegurados tanto pelo Governo Federal, quanto pelo Governo do Estado ou pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Com isso, foram criadas atividades integrando a comunidade com diversas outras secretarias, afinal é um dos objetivos da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que aproxima a população da gestão e promove de fato a garantia dos direitos. Então, participamos trazendo atividades esportivas e divulgação do ID jovem. O objetivo não fica só no papel, vai para a prática por meio dessas ações", destacou o diretor.

O ID Jovem chamou atenção de quem ainda não conhecia o programa, como Lorena Oliveira, de 23 anos. Enquanto a moradora se informava dos benefícios do projeto, a filha de 6 anos participava das atividades recreativas organizadas pelos profissionais de educação física da Sejesp. "Não sabia desse programa, mas é muito bom, assim como todas as atividades de hoje, que despertam o interesse para que as pessoas possam procurar fazer as coisas”.

Em busca do primeiro emprego, Bruna Gomes, 16, foi acompanhada da mãe para participar das atividades. Enquanto uma se informava sobre o ID Jovem, a outra recebia atendimento do serviço de saúde.
“Eu vim para tirar uma dúvida sobre Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz. Hoje em dia temos muitas oportunidades, mas quando vêm eventos como esse aqui no bairro, a oportunidade vem mais perto de todos nós, podemos ter uma chance. Então é muito importante para gente que é de classe baixa, é fundamental ter projetos como esse”.

De idosos a crianças, os moradores encheram a praça do bairro para participar das programações. A coordenadora do Cras do Porto Dantas, Vilma Teixeira Bastos conduziu o evento, e trouxe uma importante mensagem de inclusão para os moradores. "Estamos aqui hoje para oferecer diversos serviços e informar a comunidade. Dentro do nosso tema estamos trazendo essa necessidade do envolvimento da família, esse cuidado com os valores dessas crianças e adolescentes. A Sejesp já é parceira nossa de muito tempo e tem um trabalho fenomenal de autoestima e alegria através da prática de atividades”, finalizou a coordenadora.