Prefeitura de Aracaju participa do II Seminário Estadual Inter-Religioso

Assistência Social e Cidadania
20/09/2018 23h20

Teve início na noite desta quinta-feira, 20, no Centro Histórico da cidade de São Cristóvão, o II Seminário Estadual Inter-Religoso Diversidade e Dignidade Humana. O evento, que é realizado através do Núcleo de Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com grupos da sociedade civil, conta com o apoio das Prefeituras Municipais de São Cristóvão e de Aracaju, através da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social. O Seminário tem como principal objetivo conscientizar e fomentar o debate sobre a importância do diálogo entre as religiões dentro da sociedade contemporânea.

A abertura do evento ficou por conta da palestra com o professor do Departamento de Filosofia da UFS, Romero Venâncio, que teve como tema “Conceito de Laicidade, suas consequências e urgências”. A DDH da Assistência Social de Aracaju está ligada diretamente na organização do seminário, que segundo a diretora de Direitos Humanos da capital sergipana, Lídia Anjos, é fruto da criação do Fórum Sergipano Pela Liberdade Religiosa, que surgiu através de diálogos entre representantes de vários municípios do estado. “Desde o início da nossa gestão, tivemos a preocupação de pensar em alternativas possíveis, coletivas, de como iríamos fomentar as discussões a respeito da liberdade religiosa. A partir dessa ideia, criamos ciclos de rodas de conversas que resultou na criação de um Fórum Estadual. Com o Fórum, fomos amadurecendo as nossas discussões, que culminaram na promoção do seminário inter-religioso”, explicou.

Atualmente, o Fórum conta com cerca de 15 organizações religiosas. “Todos os membros estão junto com o propósito de discutir sobre os diversos temas relacionados às religiões, principalmente, a intolerância das pessoas por conta das diferenças relacionadas às crenças, a fé cada indivíduo. Com isso, estamos em busca de medidas que tenham como perspectiva a promoção do respeito entre os seres humanos”, complementou Lídia Anjos.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água de São Cristóvão, Everaldo Fontes, acredita que trazer as diversas religiões para fomentarem o debate sobre a intolerância religiosa, torna a religião protagonista no processo enfrentamento de vários problemas sociais. “Se pararmos para analisar a atual conjuntura do país percebemos o quanto a intolerância religiosa vem crescendo em uma nação conhecida por sua fraternidade. Estamos vendo o fascismo mostrar o seu rosto. Então, reunir essas lideranças religiosas para debater esse processo de intolerância é importante para que as pessoas possam interagir com as entidades e se envolverem na busca pelo caminho da paz e da solução dos diversos problemas sociais”, observa.

Algumas palestras do seminário farão alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Segundo o professor substituto do Núcleo de Graduação em Ciências da Religião da UFS e membro do Fórum Sergipano Pela Liberdade Religiosa, Alexandre de Jesus dos Prazeres, a violação de direitos humanos relacionadas às questões religiosas terão um destaque dentro das principais discussões. “Juntar os temas tem como intuito conscientizar a população sobre os diversos casos de violação dos direitos das pessoas religiosas. São inúmeros os casos de violência física ou simbólica por causa da não aceitação das crenças religiosas. Então, queremos fazer com que as pessoas pensem sobre esses temas”, pontuou.

O evento acontece até o próximo sábado, 22, e contará com palestras, minicursos e mesas redondas. O seminário é destinado à população em geral, em especial, aos professores, representantes religiosos e militantes das causas religiosas.