Praça Inácio Barbosa homenageia o fundador da cidade

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2018 17h30
Início > Notícias > Praça Inácio Barbosa homenageia o fundador da cidade

Localizada na avenida Ivo do Prado, na região sul de Aracaju, o local popularmente conhecido como Praça do Mini-golfe é cheio de referências históricas e possui um dos pontos turísticos mais visitados da capital.

Na década de 70, o então prefeito Cleovansóstes Pereira de Aguiar, a pedido de um clube de mini-golfe que já existia na cidade, criasse um campo. O prefeito pensou na atual praça Inácio Joaquim Barbosa, pois era o local mais adequado, mas isso acabou não acontecendo porque o esporte europeu não obteve sucesso em Aracaju. De acordo com o pesquisador Osvaldo Ferreira Neto, o campo de mini-golfe funcionou por pouco tempo. "O campo de mini-golfe funcionou de 1961 até o final dos anos 70. Depois, na gestão do então governador Heráclito Rollemberg, é mudada toda a estrutura do espaço e a praça passa a ser valorizada em si, mas o nome fica popular", conta.

O nome dado à praça homenageia o fundador de Aracaju, o primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Joaquim Barbosa. Poliglota e com boa formação, Inácio Joaquim Barbosa nasceu no Rio de Janeiro e morreu em Estância, prestes a completar 34 anos. Ele foi uma das vítimas da epidemia coléra-morbus, que matou milhares de pessoas em Sergipe. Seu corpo foi sepultado na primeira igreja de Aracaju, a Igreja São Salvador, mas depois foi trasnferido para a praça, em um monumento que guarda os seus restos mortais.

"Esses restos mortais são colocados dentro de um suporte de obelisco e permanece ao lado da igreja. Ele vai ser um monumento peregrino. Ele já ficou entre os dois mercados centrais, na Passarela das Flores, e só no final dos anos 20 é transferido para o último local na praça que leva o seu nome", disse Osvaldo. Desde os anos 50, os prefeitos faziam homenagens ao fundador da cidade no dia 17 de março, data em que se comemora o aniversário de Aracaju. Essa prática permanece até hoje.

O que tem na praça?

No centro da praça há o obelisco, onde se encontram até hoje os restos mortais de Inácio Joaquim Barbosa e uma breve descrição de quem foi ele, além de um mapa inicial do projeto de Sebastião Pirro, engenheiro contratado por Inácio para planejar a cidade. Aracaju foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e foi construída em forma de tabuleiro de xadrez.

Logo à frente, a escultura ‘Ser Feliz Aracaju' dá boas-vindas aos que por aqui moram e aos que chegam à cidade. Desenhado pelo artista plástico Eurico Luiz, a obra foi pedido da administração municipal nos anos 90 para construir um monumento que simbolizasse a acolhida do aracajuano ao turista. É um dos cartões-postais mais visitados da cidade.

Os principais clubes da cidade estavam em volta da Praça do Mini-golfe. Ali está localizado o Cotinguiba Esporte Clube, primeiro clube de Aracaju, criado em 1909. A primeira sede do Clube Sportivo Sergipe, também criado em 1909, ficou em frente à praça até a década de 70, no edifício Olímpio Campos, quando foi transferido para o bairro Siqueira Campos. Também havia o Clube de Regatas, onde o esporte praticado era o remo. Nos anos 50 é fundado o Iate Clube, que vai ser o grupo dos veleiros e também dos remos.

A Capitania dos Portos de Sergipe, da Marinha do Brasil, também está próxima da praça. Em frente à praça está a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antiga casa da família de Heráclito Rollemberg. O ponto de ônibus que está logo ao lado da OAB é um dos primeiros de Aracaju.