Obra do canal Beira Mar resgata compromisso com aracajuanos

Obras e Urbanização
25/09/2018 13h17
Início > Noticias > 78271

Em todas as obras, a Prefeitura de Aracaju tem como objetivo o desenvolvimento da cidade, através de saneamento básico e ambiental, infraestrutura, mobilidade e acessibilidade e democratização de espaços de vivência coletiva. Exemplo disso é a obra de complementação da construção do canal Beira Mar, localizado entre os bairros Aeroporto e Atalaia, que deve beneficiar os conjuntos residenciais da zona Sul e Zona de Expansão da capital.

Os investimentos são de aproximadamente R$ 9 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e Governo Federal, e vão ampliar todo o sistema de macrodenagem da área, que antes possuía histórico de alagamentos. Os serviços seguem com máquinas retroescavadeiras, patrol, caçambas e aproximadamente 50 operários atuando em frentes de trabalho em vários pontos da obra, que se encontra com mais de 10% concluída, desde que foi retomada recentemente.

A obra completa consiste na ampliação de cerca de 400 metros de canal, construção de 1,5 km de ciclovia, construção de uma nova avenida que interligará os bairros Atalaia e Aeroporto, além de 14 ruas contempladas com microdrenagem e a criação de duas bacias de amortização. O projeto inclui também a integração do canal com a rede dos conjuntos residências, que se interliga com o sistema da avenida Hildete Falcão e  deságua na Maré do Apicum.

Por ser uma região recortada por canais naturais, hoje artificializados, a obra requer responsabilidade técnica e bastante rigor no andamento dos serviços. "Esta complementação do canal vai consolidar a drenagem de uma região, que, a partir de 2001, passou a contar com cerca de 20 conjuntos habitacionais, através principalmente do Programa de Arrendamento Residencial, desenvolvido pela Prefeitura. Por isto que esta obra será importante no escoamento e na drenagem e também na preservação das lagoas e canais naturais, que são importantes para absorver as águas das chuvas" explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.